Recomendações

Por que uma sociedade precisa de artistas?

Change Size Text
Por que uma sociedade precisa de artistas?

LIVROS

Por que Precisamos de Artistas?, organização de Fabrício Fortes

Foto: Bestiário/Divulgação

Por que uma sociedade precisa de artistas? Essa pergunta, que tem ganhado cada vez mais espaço em ambientes onde raramente a reflexão filosófica encontra lugar, está longe de ser nova. No entanto, de tempos em tempos, a história das sociedades parece trazer maior urgência à necessidade de sua resposta. No Brasil de hoje, isso tem se tornado manifesto em sucessivas estratégias de enfraquecimento da classe artística – seja por meio de políticas públicas, seja pela deflagração de um discurso que pressupõe os artistas como um fardo a ser carregado pelo Estado.

Esse é o contexto que motivou o projeto Por que Precisamos de Artistas? (Bestiário, 246 páginas, R$ 56), reunindo crônicas ensaios inéditos, escritos por artistas e pesquisadores vinculados à área da cultura no Rio Grande do Sul. Elaborado no início de 2021 pelo pesquisador e tradutor Fabrício Fortes, o volume tem capa do artista visual Michel Zózimo, que também assina um dos capítulos, e o texto de orelha é uma contribuição da cantora Zélia Duncan, que

autorizou o uso de seu poema Vida em Branco, de 2020.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.