Recomendações

Recomendações da semana #42

Change Size Text
Recomendações da semana #42 O Enigma das Ondas é o sétimo livro de poemas de Rodrigo Garcia Lopes. Foto: Iluminuras/Divulgação

POESIA

O Enigma das Ondas | Rodrigo Garcia Lopes

O Enigma das Ondas (Iluminuras, 152 páginas, R$ 53) é o sétimo livro de poemas de Rodrigo Garcia Lopes, autor, tradutor e editor que desde os anos 1980 vem construindo uma sólida carreira literária. O paranaense traduziu para o português Epigramas, de Marcial, e obras de Rimbaud, Whitman e Apollinaire, além de aproximar Laura Riding e Sylvia Plath do leitor brasileiro.

Garcia Lopes também lançou um livro de entrevistas com personalidades da arte e da cultura norte-americanas, um romance policial, dois álbuns de canções e coeditou por 12 anos a revista literária Coyote, publicando poetas e prosadores brasileiros e do exterior. O livro já em pré-venda na loja virtual da editora, com 40% de desconto.

Com apresentação do escritor Silviano Santiago e contracapa de Vitor Ramil, O Enigma das Ondas reúne 91 poemas, escritos nos últimos cinco anos. São textos líricos, políticos, críticos, satíricos – e reflexivos, como Breve história da solidão:

No escuro de uma caverna,
nas paredes de Pompeia,

na superfície de um papiro,
na solidão de uma tela,

num grafite imprevisto
ou na imensidão sidérea,

esses escritos, frágeis rabiscos,
querem dizer apenas isto:

existo.

MÚSICA

Letter to You | Bruce Springsteen

Bruce Springsteen no clipe de “Letter to You”. Foto: Rob DeMartin/Divulgação
 

O aguardado novo disco de Bruce Springsteen com a lendária E Street Band, chamado Letter to You, será lançado em 23 de outubro. O 20º álbum de estúdio do cantor e compositor norte-americano foi gravado em seu estúdio caseiro, em Nova Jersey, e conta com 12 faixas. Na quinta-feira (10/9), The Boss lançou o primeiro single, que dá nome ao novo trabalho.

“Eu amo a energia emocionante de Letter to You. E adoro o som da E Street Band tocando completamente ao vivo no estúdio, de uma maneira que nunca fizemos antes, sem overdubs. Fizemos o álbum em apenas cinco dias, e acabou sendo uma das melhores experiências de gravação que já tive”, diz Springsteen.

O álbum inclui nove canções do ídolo escritas recentemente, bem como novas gravações de três de suas composições lendárias dos anos 1970: Janey Needs a Shooter, If I Was the Priest e Song for Orphans.

Assista ao clipe de Letter to You aqui.

CINEMA

Ciclo com filmes dirigidos por mulheres

“Minha História É Outra”, de Mariana Campos. Foto: Itaú Cultural/Divulgação
 

De 12 a 26 de setembro, o Itaú Cultural exibe em seu site um ciclo de filmes que protagoniza a produção audiovisual de diretoras mulheres. Com sete curtas-metragens, a mostra mergulha sobre o olhar feminino por trás das câmeras, com histórias registradas entre 2012 e 2020.

A desigualdade social, o racismo estrutural, a falta de representatividade e a força do amor, são alguns dos temas presentes nas obras das cineastas Safira Moreira, Everlane Moraes, Elen Linth, Larissa Fulana de Tal, Larissa Nepomuceno, Taís Amordivino e Mariana Campos.

Além de poder acompanhar os filmes, o público tem acesso a vídeos introdutórios sobre os processos de filmagens, contados pelas próprias diretoras.

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.