Parêntese | Recomendações

Recomendações da semana #46

Change Size Text
Recomendações da semana #46 Péplum, de Blutch. Foto: Veneta/Divulgação

HQ

Péplum | Butch

Considerado um dos maiores nomes do quadrinho francês contemporâneo, Blutch se inspira no clássico Satíricon, de Petrônio – e também em William Shakespeare, Fellini e Robert Crumb –, para criar uma narrativa gráfica surrealista e onírica. Em Péplum (Veneta, 160 páginas, R$ 79,90), durante o Império Romano, um grupo de ladrões descobre uma bela mulher em uma caverna, presa em um gigantesco bloco de gelo. Eles discutem o que fazer com ela, mas se afundam em intrigas e acusações. Apaixonado pela mulher congelada, o jovem Públio Cimbro inicia uma estranha e perigosa jornada para a capital.

Christian Hincker, mais conhecido pelo pseudônimo Blutch, nasceu em 1967 em Estrasburgo, na França. Em 1996, começou a publicar Péplum na mítica (À Suivre), uma das mais importantes revistas de quadrinhos da França, casa de autores como Hugo Pratt, Jacques Tardi e Milo Manara. Reunida em uma edição integral em 1997, a série transformou Blutch em um dos grandes nomes da bande dessinée, um sucesso de crítica e público.

DISCO

Cantos da Natureza | Grupo Pau Brasil

Grupo Pau Brasil e Marlui Miranda. Foto: Taba Benedicto/Divulgação

Criado pelo pianista e arranjador Nelson Ayres na virada de 1979 para 1980, o Grupo Pau Brasil celebra 40 anos com o lançamento de Cantos da Natureza, disco de músicas voltadas para o público infantil. A formação jazzística, a experiência de orquestra e o conhecimento de harmonia do pianista Nelson Ayres, somadas à capacidade de criação no universo erudito do violonista Paulo Bellinati, a intuição musical do contrabaixista Rodolfo Stroeter, a experiência como solista do flautista Teco Cardoso e a formação moderna de pós bossa nova e samba-jazz do baterista Ricardo Mosca são os fatores que colocam o quinteto em lugar de destaque na história da música instrumental brasileira.

O primeiro álbum do grupo instrumental nessa linha de repertório é um projeto didático que visa apresentar às crianças as belezas, emoções e riquezas naturais, com o adulto na leitura das canções. São 19 faixas que descrevem de forma criativa e divertida os quatro elementos da natureza, a chuva, a nuvem branquinha, o céu cinzento, o arco-íris, o relâmpago e o trovão.

As letras são do compositor, escritor e pesquisador Edgard Poças – criador da Turma do Balão Mágico. Entre os intérpretes, destaque para as cantoras Céu, Marlui Miranda – que já fez parte do Pau Brasil – e Maria Clara Novaes.

O álbum foi lançado com exclusividade pelo Sesc Digital na última quarta-feira e chega aos demais players de streaming em 12 de outubro, no Dia das Crianças.

Escute Cantos da Natureza aqui.

CURSO

Romance: Modos de Fazer, com nove escritores

Romance: Modos de Fazer, com nove escritores. Foto: Reprodução

Com organização do escritor Reginaldo Pujol Filho, o curso Romance: Modos de Fazer se inicia no dia 22 de outubro pelo Zoom. Serão nove encontros com nove romancistas. Em cada encontro um romance específico será debatido, investigado, esmiuçado em suas características, caminhos, peculiaridades.

Já estão confirmadas as participações de Adriana Lisboa, Daniel Galera, Alexandra Lucas Coelho, Michel Laub, Patrícia Melo, Paulo Lins, Paulo Scott e Gonçalo M. Tavares – o nono nome está em confirmação. Os romances debatidos serão Hanói, Meia-noite e vinte, Deus dará, Solução de dois estados, Mulheres empilhadas, Cidade de Deus, Marrom e amarelo e Uma viagem à Índia.

Os encontros ocorrerão nas quintas – à exceção da aula com Patrícia Melo, que será em um sábado. Não é preciso ter feito a leitura prévia dos romances para acompanhar as discussões.

A inscrição pode ser realizada online. Há bolsas para pessoas negras e indígenas. Para manifestar o interesse, basta acessar o site e escrever para a organização.

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.