Recomendações

Recomendações da semana #53

Change Size Text
Recomendações da semana #53 Gal Costa. Foto: Julia Rodrigues

MÚSICA

Juventude Transviada e Meu Bem, Meu Mal | Gal Costa

Mais dois singles do novo álbum de Gal Costa foram lançados nas plataformas digitais nesta sexta-feira (27/11), dando sequência ao projeto de lançá-los aos pares até a edição dos formatos físicos, em fevereiro de 2021, pela gravadora Biscoito Fino. Depois de Rodrigo Amarante e Zeca Veloso, os dois novos singles trazem as colaborações de Seu Jorge e Zé Ibarra, em canções de Caetano Veloso e Luiz Melodia.

O projeto, que tem o título provisório de Gal 75, reúne 10 artistas de diferentes gerações relendo clássicos gravados pela cantora baiana ao longo de 55 anos de carreira fonográfica. Em ordem alfabética, são os brasileiros Criolo, Rubel, Rodrigo Amarante, Seu Jorge, Silva, Tim Bernardes, Zé Ibarra e Zeca Veloso. O português António Zambujo e o uruguaio Jorge Drexler completam a lista.

Juventude Transviada, clássico do repertório de Luiz Melodia lançado no álbum Gal Tropical (1979), ganha dueto com Seu Jorge. Com Zé Ibarra – vocalista, tecladista e um dos compositores da banda Dônica –, Gal regrava Meu Bem, Meu Mal, de Caetano, originalmente incluída em Fantasia (1981).

Ouça Juventude Transviada aqui.

Ouça Meu Bem, Meu Mal aqui.

CINEMA

Mulher Oceano | Djin Sganzerla

"Mulher Oceano", dirigido por Djin Sganzerla. Foto: André Guerreiro Lopes/Divulgação
“Mulher Oceano”, dirigido por Djin Sganzerla. Foto: André Guerreiro Lopes/Divulgação

Premiado como Melhor Filme no Porto Femme International Film Festival, em Portugal, Mulher Oceano, dirigido e estrelado por Djin Sganzerla, chegou aos cinemas brasileiros nesta semana. Atriz premiada e filha dos realizadores Rogério Sganzerla e Helena Ignez (também atriz), Djin esteia na direção de longa-metragem com esse filme rodado no Rio de Janeiro e no Japão. Além da direção, ela também assina o roteiro – escrito em parceria com Vana Medeiros – e a produção.

Djin interpreta as duas protagonistas, Hannah e Ana, ambas ligadas pelo mar. A primeira, escritora e mulher de um diplomata – interpretado por Gustavo Falcão –, acaba de se mudar para Tóquio, e enfrenta um bloqueio criativo. A outra, funcionária de um banco de investimentos, é praticante de travessia oceânica e se prepara para cruzar a nado 35 quilômetros entre o Leme e o Pontal da Barra, no Rio. Duas mulheres em busca da sua verdadeira essência em um filme feminino.

O elenco de Mulher Oceano inclui ainda Lucélia Santos, Stênio Garcia, Jandir Ferrari e o japonês Kentaro Suyama. “Dei espaço para o ator, liberdade para o frescor, para o improviso. Trabalhei com os atores e atrizes a parte sutil das personagens, o subtexto, a realidade de cada um e o que estava por trás”, conta Djin.

LIVRO

100 Nomes da Edição no Brasil | Leonardo Neto

"100 Nomes da Edição no Brasil", de Leonardo Neto. Foto: Oficina Raquel/Divulgação
“100 Nomes da Edição no Brasil”,
de Leonardo Neto.
Foto: Oficina Raquel/Divulgação

Em 100 Nomes da Edição no Brasil (Oficina Raquel, 384 páginas, R$ 64), o jornalista Leonardo Neto perfila editores que construíram a história do livro no Brasil, desde o século 17 até os dias de hoje. Um dos raros registros feitos da história do mercado editorial brasileiro, o livro reúne uma centena de perfis de editores separados em sete categorias: os pioneiros, os revolucionários, os combatentes, os da redemocratização, os contemporâneos e o futuro da edição.

A obra mostra como as decisões desses editores impactaram no mercado editorial que conhecemos hoje. Na lista de perfilados estão nomes históricos como José Olympio, Monteiro Lobato, Ênio Silveira, Jorge Zahar, Alfredo Weizsflog, Sérgio Machado, Massao Ohno, Rose Marie Muraro e Paulo Rocco. Os escolhidos atuam ou atuaram nas mais diversas áreas da indústria editorial – desde os livros de interesse geral até os técnicos, passando pelos da literatura infantil, as HQs, os didáticos etc.

RELACIONADAS
marca-parentese

Abra um parêntese no seu fim de semana com jornalismo e boas histórias. Deixe seu email e receba toda semana as newsletters da revista Parêntese.

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.