Recomendações

Recomendações da semana #55

Change Size Text
Recomendações da semana #55

LIVRO

A Pontuação do Silêncio: Uma análise discursiva da escritura de Clarice Lispector | Noeli Tejera Lisbôa

No ano em que se comemora o centenário de nascimento de Clarice Lispector (1920 – 1977), a Pontes Editores, de marcada presença em publicações na área de estudos da linguagem, lança uma obra que analisa o texto da escritora sob o viés da análise do discurso. A partir do estudo do silêncio com um fato discursivo, a jornalista e mestre em letras Noeli Tejera Lisbôa analisa a pontuação inusitada da autora de A Paixão Segundo G. H. em seus textos. A obra A Pontuação do Silêncio: Uma análise discursiva da escritura de Clarice Lispector (210 páginas, R$ 42) é resultado da dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a orientação da professora e doutora Freda Indursky.

Partindo dos pressupostos da análise do discurso (AD) de que tudo na linguagem é ideológico, Noeli analisa os silêncios clariceanos como espaço onde as palavras já não bastam – e, portanto, em que não há mais o ideológico, mas a impossibilidade de simbolizar a experiência humana. Esse silêncio para a AD é o real do discurso – ou como diz a própria Clarice em Água Viva: a realidade não tem sinônimos.

O livro pode ser adquirido no site da editora.

CINEMA

15º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo

Cena do filme equatoriano “Killa”. Foto: ATTi/Divulgação

O 15º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo começou na última quarta-feira e segue até 16 de dezembro via plataformas digitais, acessíveis gratuitamente em todo o território brasileiro neste site. No total, estão sendo exibidos 36 filmes, representando 15 países da América Latina e Caribe: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

A programação destaca um inédito Foco América Central, com cinco títulos produzidos na Costa Rica, Cuba, El Salvador e Honduras. Está presente a tradicional seção Contemporâneos (com 21 filmes recentes) e uma Homenagem BrLab 10 Anos, com longas-metragens que estiveram em diferentes edições desse laboratório de desenvolvimento de projetos.

E-BOOK

Oceano Lúdico | Nenung e Leo Lage

Nenung, autor de "Oceano Lúdico", com Leo Lage. Foto: Arquivo pessoal
Nenung, autor de “Oceano Lúdico”, com Leo Lage.
Foto: Arquivo pessoal

Projeto poético-gráfico de Nenung e Leo Lage, Oceano Lúdico é um e-book de poesia com intervenções gráficas. A ideia é que a cada dois meses saia um novo volume focado sobre uma temática essencial. A estreia apresenta uma pergunta como provocação: “Onde anda meu poder?”.

O músico e escritor Nenung é um criador desassossegado – seja nas canções, nas publicações regulares pela rede social, nas colaborações que não param de se expandir. Entre os parceiros de Nenung estão artistas como Dado Villa-Lobos, Paula Toller, Moreno Veloso, Frejat, Liminha, Ronaldo Bastos, Wander Wildner, Mariana Aydar e Edu K. Ele tem dois livros de poesia publicados: desCabimentos (2016) e Incendeia Tua Aldeia (2018).

Com Leo Lage, parceiro de seus livros e dos discos lançados de quatro anos para cá, Nenung criou Oceano Lúdico, em que o designer e artista gráfico faz intervenções visuais nas fotos clicadas pelo artista e meditador em seus retiros espirituais.

O e-book pode ser adquirido no valor de R$ 14 no site do artista ou pelos perfis de redes sociais de Nenung: @nenung_dragao e Facebook/Luis_Nenung.

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.