Recomendações

Recomendações da semana #58

Change Size Text
Recomendações da semana #58

LIVRO

A representação da criança na literatura infanto-juvenil: Rémi, Pinóquio e Peter Pan | Isabel Lopes Coelho

Em seu livro de estreia, a editora e pesquisadora Isabel Lopes Coelho investiga a construção da representação da criança em três obras icônicas da literatura infantil do século 19: Sans Famille, Pinóquio e Peter e Wendy. Fruto da tese de doutoramento de Coelho, A representação da criança na literatura infanto-juvenil: Rémi, Pinóquio e Peter Pan (Perspectiva, 208 páginas, R$ 39,90) detalha o desenvolvimento do mercado editorial nos países de cada personagem – França, Itália e Inglaterra –, focado na literatura infantil e no surgimento da criança como sujeito na sociedade moderna.

O livro é dividido em quatro capítulos, sendo o primeiro um panorama histórico e cultural da segunda metade do século 19 e os outros três dedicados a cada uma das obras. Como inspiração para a leitura crítica dos textos, Coelho vale-se da metodologia de Erich Auerbach em Mimesis, pinçando uma cena, um gesto, um diálogo ou situação que representem o todo. Dessa composição de vozes, as três obras, e a literatura infantil como um todo, emergem ressignificadas – e o leitor adulto é apresentado a essa criança que não é uma personagem plana, criada com propósitos edificantes, mas sim sujeito de sua(s) própria(s) história(s), em seus próprios termos.

Memórias de São Francisco de Paula

O fogão a lenha que aquece as hospitaleiras casas serranas ilustra a capa do livro Memórias de São Francisco de Paula (75 páginas), parte integrante do projeto do mesmo nome, lançado recentemente. O projeto teve início em 14 de março de 2020, com a realização de três rodas de conversa destacando os bens patrimoniais Cine Serrano, em Cazuza Ferreira, o Hotel Cavalinho Branco, o Lago Bernardo e o centenário Colégio José de Alencar – encontros que resultaram também em três minidocumentários.

Moradores da cidade e da região são os protagonistas das memórias com seus depoimentos reproduzidos no livro – que traz belas imagens e conta com a participação de importantes nomes ligados ao patrimônio histórico, como os arquitetos Luiz Antônio Custódio, Cristhie Lenz e Renata Galbinski Horowitz. Os textos ajudam a compreender os espaços a partir das visões arquitetônica, ambiental e histórica de São Francisco de Paula, destacando também a participação da comunidade na busca da preservação de seu patrimônio – registrado em tópicos como a apresentação de taipas e de uma roca centenária, que lembra o trabalho de mulheres serranas.

A publicação terá distribuição gratuita em escolas, bibliotecas e pontos de São Francisco de Paula. Sua versão online terá acesso livre no site da prefeitura neste link.

DISCO

Dragão dos Olhos Amarelos | Ana de Oliveira

Solista em diversas orquestras na Europa e no Brasil e por uma década foi spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira, Ana de Oliveira lança, simultaneamente, seu primeiro CD de violino solo, Dragão dos Olhos Amarelos, e o livro O Violino na Música Contemporânea Brasileira – Um manual de técnica estendidas, ambos no formato físico e digital.

Com produção, direção e concepção da própria autora, 10 das 15 faixas que compõem o CD foram criadas em fevereiro passado, no Estúdio Monteverdi – onde o álbum foi gravado, mixado e masterizado por André Mehmari.

Além desses temas autorais inéditos, compõem ainda o repertório Dodecafoniana I e II para Violino Solo, obra de Sérgio Ferraz dedicada à violinista; Cadenza, composição da violinista para a música Eterna, de Egberto Gismonti, em versão para solista e orquestra; Malinconia da Segunda Sonata para Violino Solo, de E. Ysaÿe; e Posso Chorar, com André Mehmari ao piano – uma faixa bônus inédita escrita por Hermeto Pascoal nos anos 1980 e dedicada a Ana de Oliveira quando o bruxo conheceu a violinista na estreia de sua Sinfonia em Quadrinhos, executada então pela Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo.

Escute Dragão dos Olhos Amarelos aqui.

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.