Recomendações

Recomendações da semana #62

Change Size Text
Recomendações da semana #62 "Poemas e Contos", de Florbela Espanca, é o primeiro lançamento da coleção Mulheres de Todos os Tempos. Foto: Oficina Raquel/Divulgação

LIVROS

Poemas e Contos | Florbela Espanca

O volume Poemas e Contos (Oficina Raquel, 120 páginas, R$ 30) reúne 42 poemas e sete contos de Florbela Espanca (1894 – 1930) em uma coletânea inédita. O livro oferece ao leitor uma visão geral da obra da autora portuguesa – incluindo os poemas mais conhecidos.

Florbela incorpora em sua obra um pós-romantismo bastante moderno, que transita entre a fragilidade e a força. A poeta já assumia uma dicção feminista, levando para a fala da mulher uma dialética entre potência e marginalidade. Assim, ocupa um lugar singular na poesia em língua portuguesa, considerado de inovação e inauguração.

Poemas e Contos é o primeiro lançamento da coleção Mulheres de Todos os Tempos, com obras tanto de autoras consagradas como textos de escritoras que ainda hoje permanecem menos conhecidas. Os próximos lançamentos são Úrsula e Alguns Contos, da brasileira Maria Firmina dos Reis, e Mama Blanca, da venezuelana Teresa de la Parra.

Jim Morrison – Ninguém Sai Vivo Daqui | Jerry Hopkins e Danny Sugerman

"Jim Morrison – Ninguém Sai Vivo Daqui", de Jerry Hopkins e Danny Sugerman, chega ao Brasil com tradução de Renato Rezende
“Jim Morrison – Ninguém Sai Vivo Daqui”,
de Jerry Hopkins e Danny Sugerman, chega ao Brasil
com tradução de Renato Rezende.
Foto: Belas Letras/Divulgação

A editora gaúcha Belas Letras está lançando uma edição nacional de Jim Morrison – Ninguém Sai Vivo Daqui (tradução de Renato Rezende, 440 páginas, R$ 79,90), biografia do carismático líder da banda The Doors escrita pelos norte-americanos Jerry Hopkins e Danny Sugerman. O kit exclusivo de colecionador vem com o livro + marcador de páginas personalizado + adesivo do The Doors + boneco Morrison de papel para montar em casa. Os kits são limitados e ficam disponíveis na loja virtual apenas enquanto durar o estoque – e os envios começam no dia 15 de fevereiro.

Publicado originalmente em 1980, o livro que inspirou o filme sobre a cultuada banda de rock, dirigido por Oliver Stone em 1991, foi um best seller nos Estados Unidos, com mais de 2 milhões de exemplares vendidos. Um dos autores da obra, Danny Sugerman assistiu a um show do The Doors em 1967 – e isso mudou sua vida. Aos 13 anos, conseguiu um trabalho no escritório da banda – começou respondendo cartas de fãs e acabou se tornando assistente júnior.

ARTES VISUAIS

Visita virtual à exposição Beatriz Milhazes: Avenida Paulista

Exposição "Beatriz Milhazes: Avenida Paulista" tem visitação virtual e está em cartaz simultaneamente no Itaú Cultural e no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Foto: André Seiti/Divulgação
Exposição “Beatriz Milhazes: Avenida Paulista” tem visitação virtual.
Foto: André Seiti/Divulgação

Desde a última sexta (12/2), a exposição Beatriz Milhazes: Avenida Paulista pode ser conferida virtualmente no site e no YouTube do Itaú Cultural, com visita guiada pela própria artista.

No passeio, uma das mais destacadas artistas visuais contemporâneas do Brasil conta como suas colagens e gravuras absorvem muito da pintura – raiz da sua obra –, fala sobre suas inspirações para as formas e cores e revela como os modernismos brasileiro e europeu são referências para as suas criações.

“No Itaú Cultural, temos os trabalhos em papel de uma maneira bastante consistente, sólida e bem desenvolvida, mostrando uma trajetória desde quando, basicamente, esses trabalhos começaram a criar sua própria identidade dentro do contexto da minha obra”, explica Milhazes.

A mostra na capital paulista também está aberta para visita presencial até o dia 30 de maio, com agendamento prévio via Sympla. Beatriz Milhazes: Avenida Paulista está em cartaz simultaneamente no Itaú Cultural e no Museu de Arte de São Paulo (Masp).

A retrospectiva percorre o arco de produção da artista entre 1989 a 2020 e revela o desdobramento de seu trabalho para outros suportes além da pintura. Com cerca de 170 obras, a exposição contém obras inéditas nas duas instituições e é a maior exposição de Beatriz Milhazes já realizada.

Leia uma entrevista exclusiva com Beatriz Milhazes aqui.

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.