Recomendações

Os caminhos de um teatro crítico e ativo

Change Size Text
Os caminhos de um teatro crítico e ativo Foto: Temporal/Divulgação

LIVROS

Crítica do teatro I: da utopia ao desencanto | Jean-Pierre Sarrazac

A obra reúne ensaios que se inscrevem nos debates artísticos da virada do século 20 para o 21, período marcado pelo ressurgimento da ideia de “teatro público” em meio a um contexto de amplas greves de trabalhadores e intensa movimentação social, sobretudo na França. Ao reconsiderar tal noção e conferir-lhe perspectiva histórica, o dramaturgo, encenador e professor universitário Jean-Pierre Sarrazac persegue um objetivo maior em Crítica do teatro I: da utopia ao desencanto (Temporal, tradução de Letícia Mei, 184 páginas, R$ 68): refletir sobre os caminhos de um teatro crítico e ativo em um momento no qual antigas utopias tendem a ser vistas com ceticismo.

Durante o percurso dessa reflexão, o autor francês busca entender as diferentes formas de pensar e expressar “teatralidade” – que, nas palavras de Roland Barthes, significa “o teatro menos o texto”. Ao buscar a função organizadora da teatralidade, sua capacidade de gerar prazer e imaginação utópica – e de proporcionar comunidade crítica e ativa –, Sarrazac oferece um panorama do teatro em sua dimensão mais política e coletiva.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.