Recomendações

Ronald Augusto e a crítica sobre a crítica

Change Size Text
Ronald Augusto e a crítica sobre a crítica Foto: Ogum’s/Divulgação

LIVROS

Crítica Parcial | Ronald Augusto

Com quase 40 anos de carreira e mais de 15 livros publicados por diversas editoras, Ronald Augusto lança Crítica Parcial (Ogum’s, 216 páginas, R$ 60), seu terceiro livro teórico. O poeta, escritor e crítico literário traz na sua escrita teórica a assertividade com qual ficou conhecido em seus cursos sobre o fazer literário. Além dos ensaios e de algumas entrevistas concedidas por ele “ao longo dos anos”, a obra inclui também alguns caligramas de sua autoria – lembrando que o poeta divide morada com o crítico.

Filósofo por formação, Ronald Augusto argumenta que a importância da crítica para o campo da criação é o de confrontar juízos de valor no sentido em que nenhum nome ou criação nesse campo deve ocupar um lugar de consagração absoluta.

Crítica Parcial reúne, de um lado, um conjunto de ensaios, artigos e paratextos devotados a uma tábua restrita de temas, por exemplo: a linguagem de alguns poetas (tanto os tributários da invenção, como os da convenção) presentificada em determinadas obras de agora-agora; tópicos sobre as condições de prestigiamento e apagamento seletivos de algumas vozes na sala de estar da literatura brasileira; as implicações das trampas raciais na constituição das consagrações poéticas transeuntes; ainda as trampas raciais nas relações de força da estima social; e, por fim, discussões conceituais sobre certos vetores estéticos associados à poesia”, define o autor.

O livro pode ser adquirido pelo site www.editoraogums.com.


Pássaros na Boca e Sete Casas Vazias: contos reunidos | Samanta Schweblin

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.