Recomendações

Um livro sobre a trajetória de Mary Carmen Matias

Change Size Text
Um livro sobre a trajetória de Mary Carmen Matias Foto: Instituto Olga Kos/Divulgação

LIVROS

Os Caminhos da Forma | Jacob Klintowitz

A leveza da obra de Mary Carmen Matias, forjada em metal e mármore, é tema de um livro sobre a trajetória da artista visual. Escrito pelo crítico de arte e curador Jacob Klintowitz, Os Caminhos da Forma (Instituto Olga Kos, 164 páginas, R$ 100) foi lançado nesta quarta-feira (8/6), mesmo dia da abertura de uma mostra que apresenta 12 obras de Mary Carmen, entre esculturas e pinturas, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. A exposição é ampliada por outros cinco trabalhos realizados por pessoas com deficiência, fruto de oficina que ela realizou no Instituto Olga Kos (IOK), também na capital paulista.


Mary Carmen, como ela própria e o autor do livro pontuam, é uma artista tardia. Professora de história, especialista em sociologia e consultora de empresas, entrou no mundo da arte escultórica quase sem perceber. Incentivada por artistas como Caciporé Torres e Nicolas Vlavianos e curadores como o próprio Klintowitz e Denise Mattar, mergulhou nesse universo para criar suas próprias obras a partir de 2008. Mais recentemente, incentivada pelo pintor Paulo Pasta, a artista tem se embrenhado também na pintura – entre tintas e metais, que assumem o papel de suporte e de elemento pictórico.

Na primeira parte do livro, Klintowitz – porto-alegrense radicado em São Paulo – traça uma antologia reflexiva e retrospectiva da obra da artista: “Mary Carmen nos propõe questões sobre a forma na nossa civilização, a renovação do símbolo, as relações entre o concreto e o imaginário, a construção e a estrutura do psiquismo. Ao nos indagar, nos diz sobre o que constitui a linguagem da nossa época”.

A publicação faz parte de A Arte da Leveza, projeto da artista em parceria com o IOK. Iniciado em 2021, é composto por oficinas de arte para pessoas com deficiência de diferentes idades. Nesses encontros, os participantes reproduziram, na prática, os conceitos de Mary Carmen e elaboraram as suas próprias leituras sobre a obra dela, por meio de esculturas e pinturas.


O Fantástico e Suas Vertentes na Literatura de Autoria Feminina no Brasil e em Portugal | Ana Paula dos Santos Martins

Foto: Edusp/Divulgação

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.