Recomendações

Uma nova visão sobre a integração de São Paulo ao Brasil

Change Size Text
Uma nova visão sobre a integração de São Paulo ao Brasil Foto: Edusp/Divulgação

LIVROS

A Cor da Modernidade: A Branquitude e a Formação da Identidade Paulista, de Barbara Weinstein

Lançado nesta semana, A Cor da Modernidade: A Branquitude e a Formação da Identidade Paulista (Edusp, tradução de Ana Maria Fiorini, 656 páginas, R$ 104), da historiadora norte-americana Barbara Weinstein, apresenta uma nova visão sobre a integração de São Paulo ao Brasil ao analisar a rebelião paulista de 1932 – também conhecida como Revolução Constitucionalista – e as comemorações do quarto centenário da fundação da cidade, em 1954. A professora de história da Universidade de Nova York se debruça sobre conceitos e problemas que são centrais para a compreensão da história do país no século 20: nação e região, identidade, branquitude, raça, gênero, modernidade e progresso.

Ao rever a interpretação da formação regional paulista, sugerindo que as questões de raça e de gênero se encontram no cerne da construção de uma identidade que se tem como branca, viril, afeita ao progresso, a obra apresenta uma nova visão da integração de São Paulo na nação – denunciando a exclusão de negros e mulheres do protagonismo histórico. 

Para Weinstein, são questões que não podem ser analisadas separadamente porque produzem desigualdades materiais, políticas e culturais. No caso paulista, ela observa que a branquitude foi utilizada para indicar características “inatas” ou “naturais” de São Paulo, com o objetivo de explicar uma superioridade sobre as demais regiões brasileiras, em particular o Nordeste.


Fotografia Híbrida, de Danny Bittencourt

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.