Relampo

Povo que não tem virtude acaba por escravizar

Change Size Text
Povo que não tem virtude acaba por escravizar

Onde é que andava a minha cabeça?

[Continua...]

[elementor-template id="36664"]

Onde é que andava a minha cabeça?

Acho que eu comecei a me incomodar com o hino do Rio Grande do Sul quando ouvi-lo se tornou obrigatório nas formaturas da UFRGS. Na verdade, a ideia geral era cantar aquilo, o que eu já tinha resolvido que não ia fazer, nem sei bem quando. O que me incomodava era a falta de noção, a pateta petulância de oferecer “nossas façanhasde modelo a toda terra. E nem aqui, no meu canto, escrevendo no meu computador sem ninguém me vendo fazer isso, eu consigo escrever Terra – o nome próprio do planeta – ali, no fim do mais ridículo verso já cometido no cancioneiro desta língua em todos os tempos. Se o Trump, ainda no comando do Império, tivesse feito semelhante oferta, assim, a frio, sem todos os condimentos com que Hollywood doura essa pílula, gente ia dizer que isso combinava só com a doideira dele. 

Estou confessando que isso me incomodava mais do que povo que não tem virtude acaba por ser escravo e que não me incomodar mais com isto do que com aquilo me faz incorrer em racismo estrutural. Como é que alguém pode admitir que os africanos capturados por predadores europeus munidos de armamento muito superior em tecnologia, acorrentado em porões insalubres de navios, transportados pra outras terras e condenados a trabalhos forçados perpétuos foram vítimas de sua falta de virtudes? Como é que alguém pode ouvir isso e achar que não é essa a mais inconcebível falta de noção desse desumano hino. Tô indignado comigo.

(Paulo Coimbra Guedes)


Horóscopo eterno

“Horóscopo para os próximos dias. Priorize o elogio e não a crítica, a não ser que o primeiro seja hipócrita e a segunda seja necessária. Não cuspa nem dê na cara de seu chefe ou ele poderá demiti-lo. A conjunção astral do período é desfavorável para lançar objetos pela janela, especialmente os pesados. Enquanto durar a retrogradação planetária tricúspide, desaconselha-se a gastar todo o seu dinheiro, é mister reservar um pouco para a alimentação.  Evite ficar sem tomar banho durante mais de 72 horas ou você poderá exalar um odor indesejado. Não esqueça de respirar enquanto durar a quadratura interplanetária, mas de máscara, porque o corona estará particularmente ativo nesse período.”

(Liziane Kugland)


ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.