Resenha

Edição celebra os 30 anos da publicação de Estorvo, de Chico Buarque

Change Size Text
Edição celebra os 30 anos da publicação de Estorvo, de Chico Buarque

Um romance que foi bem recebido pela academia e muitos fãs das canções elaboradas e dos versos precisos, sejam os líricos ou os cortantes. A editora Companhia das Letras lançava em 1991 o livro Estorvo, de Chico Buarque. A edição, agora em capa dura e que mantém a ideia da capa lançada há três décadas, traz uma fortuna crítica com nomes de peso que avaliaram e valorizaram esta obra de Chico. 

Com uma escrita elaborada, enxuta e precisa, Estorvo apresenta um protagonista e narrador passando por situações e se envolvendo com personagens que não contribuem nem facilitam ao leitor o que se está a contar. Um sujeito que perambula de casa em casa, por um sítio e pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro, cidade que serve com um cenário de fundo em toda a trama. A própria narração em primeira pessoa não permite distinguir o que é fato e o que é puro delírio, alternando a linha do tempo e acrescentando mais dúvidas para o leitor a cada um dos onze capítulos.

Os textos da fortuna crítica reúnem seis autores que esquadrinharam este Estorvo, então recém saído do prelo. É “mais uma forma de novela do que de romance -, Estorvo é uma narrativa a galope solta, num ritmo de suspense”, aponta Benedito Nunes.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.