Um outro futebol é possível

Política com os pés

Change Size Text
Política com os pés Ilustração: César Zárate

“O futebol é um reino da liberdade
humana exercida ao ar livre”,

Antonio Gramsci, filósofo e cientista político

Quem não acompanha muito o futebol ou o vê apenas como um jogo, talvez tenha estranhado o que ocorreu na volta das competições em meio à pandemia de covid-19. Em diversas partidas, na Europa, nos EUA ou no Brasil, jogadores se engajaram na campanha black lives matter, desencadeada pela morte de mais um negro pela polícia americana. Inúmeros protestos individuais, coletivos e até institucionais ganharam espaço na mídia esportiva.

Certo, porém, é que, apesar de parecerem raros, momentos como esse no futebol não são inéditos. Alguns meses antes, por exemplo, boleiros chilenos se uniram ao povo nas manifestações que estenderam de outubro de 2019 ao começo de 2020, só parando por conta do coronavírus. Tanto os que atuam no país como os que jogam no Exterior abraçaram o movimento, que obrigou à suspensão dos torneios locais, e fez integrantes da seleção nacional se recusarem a entrar em campo em amistoso com o Peru.

Talvez por serem gestos esporádicos, volta e meia algum jornalista, cartola ou político vem com aquele batido discurso de que futebol e política não se misturam. Uma grande besteira, claro, como já vimos nos dois capítulos anteriores da série de artigos Um outro futebol é possível. Para quem não leu ainda, vale lembrar: o esporte é parte integrante do jogo político da sociedade. Seja pelo aproveitamento da sua popularidade no jogo do poder, seja como ferramenta de luta contra os poderosos de plantão.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.