Agenda | Dança

2º Festival Internacional de Videodança do RS apresenta programação híbrida

Change Size Text
2º Festival Internacional de Videodança do RS apresenta programação híbrida "Matéria Bruta", de Renan de Lima Turci/Divulgação
Nesta quinta-feira (2/9), começa a segunda edição do Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul (Fivrs). A mostra se estende até 12 de setembro e conta com a seleção de 45 trabalhos, 25 deles são produções nacionais de dez estados e 20 trabalhos de 13 países. A exibição ocorrerá de maneira híbrida – no site e no canal do Fivrs no YouTube e na Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre). As videodanças selecionadas combinam as linguagens das artes do vídeo e da dança em temáticas livres com duração de um a dez minutos. Os trabalhos internacionais são da Espanha, EUA, Argentina, Chile, Portugal, África do Sul, Porto Rico, Itália, Colômbia, Inglaterra, Malásia, Bielorrusia, México. Os nacionais são do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas. Neste ano, o Festival recebeu 139 inscrições, quase o dobro da primeira edição, realizada no ano passado. O Fivrs é uma realização conjunta da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e da Fundação Ecarta. Com a integração do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) e Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), órgãos da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) ao Fivrs, a Casa de Cultura Mario Quintana terá uma programação paralela de 7 a 11 de setembro, na Sala Cecy Frank (Rua dos Andradas, 736, 4º andar). Serão exibidos trabalhos da Mostra Panorama IMARP de 2014 a 2020, da Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Vídeo Dança (Brasil) e da Mostra Curaduría Colectiva de Proyecto Corporalidad Expandida, do Festival Internacional Corporalidad Expandida – Fice  (Argentina). Também será projetada a premiére brasileira da videodança Song of Songs (2020, 20min), o mais recente trabalho do artista, pesquisador, teórico e professor norte-americano Douglas Rosenberg. Fundador e editor do The International Journal of Screendance, suas exibições mais recentes incluem a Limerick City Gallery of Art, na Escócia, o Lincoln Center, de Nova York e o Festival Ciné-Corps de Paris. Assista ao trailer desta edição:

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

quinta-feira, 02 a 02 de setembro de 2021

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?