Agenda, Música

50 Tons de Pretas fala sobre produção musical e engajamento social no Núcleo da Canção

Change Size Text
50 Tons de Pretas fala sobre produção musical e engajamento social no Núcleo da Canção Foto: Priscila Cezar/Divulgação

Com um background de militância social e antirracista, a banda 50 Tons de Pretas é a próxima atração do projeto Núcleo de Estudos da Canção, nesta terça-feira (25/5), às 19h, no canal do YouTube do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS

A produção musical do grupo criado em 2017 pela dupla Dejeane Arruée e Graziela Pires gravita em torno da MPB e da black music brasileira, com elementos de pop e rock. A conversa sobre a trajetória, canções e os projetos da 50 Tons de Pretas contará com a mediação da professora do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS, Caroline Abreu.

Indicado ao Prêmio Açorianos de Música em 2019 pelo espetáculo A Mais Pura Verdade, dentre outras distinções e participações em diversos festivais, o conjunto tem como prerrogativa a música como forma de educação social em relação à luta pelo empoderamento de gêneros e classes desfavorecidas, dando voz às mulheres negras e ao feminismo, na busca por uma sociedade justa e sem preconceitos. Os trabalhos sociais acompanham a trajetória do duo de compositoras, musicistas e arranjadoras. O reflexo desses interesses é marcante na obra do 50 Tons de Pretas.

Com naturalidade e leveza, a dupla perpassa temas sociais graves e que exigem reflexão. A discussão sobre o racismo e a árdua luta feminista trazem a experiência de quem desenvolve trabalhos para crianças e adolescentes nestas áreas há anos.

O Núcleo de Estudos da Canção foi criado em 2008 por uma iniciativa conjunta do Departamento de Difusão Cultural, do Instituto de Letras e do Instituto de Artes da UFRGS. Suas ações têm o propósito de estimular a reflexão interdisciplinar sobre a canção, forma artística fundamental na cultura brasileira. A atuação do Núcleo da Canção se inscreve no crescente movimento de valorização da música popular no âmbito acadêmico – espaço no qual vêm surgindo, cada vez mais, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso que têm como assunto a canção. Os encontros mensais se desenvolvem em múltiplos formatos, abrangendo tanto apresentações de pesquisas, palestras e debates, como audições comentadas da produção cancional de diversos artistas, com diferentes gêneros, estilos e abordagens.

terça-feira, 25 a 25 de maio de 2021 | 19h00

RELACIONADAS

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito