Agenda | Literatura

Ana Dos Santos autografa livro “Maiúscula” na Bamboletras

Change Size Text
Ana Dos Santos autografa livro “Maiúscula” na Bamboletras Foto: Marco Nedeff/Divulgação

A poetisa, escritora, professora de Literatura Brasileira e pesquisadora Ana Dos Santos lança Maiúscula, pela Libretos Editora, no sábado (13/7), às 17h30, na Bamboletras. Antes dos autógrafos, será realizado um sarau poético.

Dividido em três partes por temas, o livro inicia falando da finitude em Escrevo uns versos, depois, rasgo, justamente por ser “um processo doloroso que me custou  muitos rascunhos”, segundo a escritora. Na sequência, Pérola Negra faz uma homenagem ao poeta Luiz Melodia e as poéticas negras brasileiras. E finaliza com a série Afro Disíacas, com uma pegada erótica no sentido mais amplo do Eros, a relação com a vida, com o bem viver das mulheres negras e as deusas que nos habitam.

Publicidade

Capa de “Maiúscula”

O processo de escrita durou dois anos, período que coincide com intensa produção acadêmica – quando ela desenvolveu sua dissertação de mestrado e o projeto de doutorado – e luto, tanto pessoal quanto coletivo. Em 2023, com a perda da mãe, a escrita de Maiúscula amadureceu com o tema da morte.

“A escrita é um processo de cura, pelo menos para mim sempre foi. Eu escrevo diários desde a infância, e é nesses cadernos que a maioria dos meus poemas são construídos. E na pandemia senti muito a necessidade de expressar meus sentimentos e pontos de vista através da poesia”, explica a autora.

Em 20 anos de trajetória, Ana observa que, como escritora negra no Rio Grande do Sul, está vendo e vivendo uma lenta mudança. “Após me formar em Letras, comecei o estudo da Lei 10.639/03 que trata da Obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação. Esse processo de aprendizagem e conhecimento me trouxe a sensação de pertencimento a uma comunidade afro diaspórica ao redor do mundo. Junto veio a consciência da minha identidade como mulher negra e da luta das minhas ancestrais”, conta.

sábado, 13 de julho de 2024

Bamboletras (Venâncio Aires, 113 - Cidade Baixa)

Entrada franca

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?