Agenda | Cinema

“Antena da Raça – O Filme”, de Paloma Rocha e Luís Abramo, estreia no CINEBRASILTV

Change Size Text
“Antena da Raça – O Filme”, de Paloma Rocha e Luís Abramo, estreia no CINEBRASILTV "Antena da Raça – O Filme"/Reprodução

Uma produção original da CINEBRASILTV, o documentário em longa-metragem, Antena da Raça – O Filme (Brasil, 2020, CINEBRASILTV, 1h16min), de Paloma Rocha e Luís Abramo, tem sua estreia neste sábado (10/7), às 21h30, na faixa Filme do Mês do canal por assinatura

O filme da cineasta, filha de Glauber Rocha com a atriz Helena Ignez foi selecionado para o Festival de Cannes ao lado de documentários sobre Wim Wenders e Charles Chaplin, passou pelo Festival Lumière, uma mostra que antecipa a exibição dos filmes do Cannes Classiques, em novembro de 2020 (data especial do Festival em virtude da Pandemia Covid-19).

Antena da Raça – O Filme resgata o ideário (e memória) de Glauber Rocha questionador e provocador, ao recriar a estética do Programa Abertura, comandado pelo cineasta na TV Tupi entre 1979 e 1980, período da Lei da Anistia. O Abertura  foi uma experiência vanguardista marcante da história da TV no Brasil, quando o país ensaiava, após 21 anos de ditadura militar, os primeiros movimentos de uma gradativa redemocratização. 

Os diretores se debruçaram nas fitas originais do Programa Abertura de mais de 40 anos, material restaurado e utilizado como fato de uma época conturbada para o país. em contraponto como o então conturbado Brasil em 2018, quando Paloma e Luís vão para as ruas ouvir o povo, como Glauber fez no Programa de 1979. O filme conta ainda com imagens de outros trabalhos de Glauber,  cineasta que imprimiu na sua filmografia um olhar crítico sobre o povo, a política e o poder do seu país.

Assista ao trailer de Antena da Raça – O Filme aqui

sábado, 10 a 10 de julho de 2021 | 21h30

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?