Agenda | Dança | Notas

Apresentações, oficinas e lives na programação do Festival Povos do RS

Change Size Text
Apresentações, oficinas e lives na programação do Festival Povos do RS Foto: Maciel Goelzer/Divulgação

O folclore está presente em nosso dia-a-dia. Em cada rincão, família, residência, mesmo nas grandes cidades, a herança cultural nos acompanha e esse legado viaja de geração em geração através dos tempos.

O Festival Povos do RS vem reforçar a memória das gentes, sua movimentação no mundo, trazer na forma de manifestação artística o folclore dos povos que habitam o Rio Grande do Sul e sua diversidade. Ao todo serão dez lives com micro aulas, dez oficinas e três noites de apresentações.

As lives iniciam nesta sexta (5/2), às 12h, e seguem até o dia 5 de abril. Já as oficinas e apresentações serão em abril, encerrando o projeto em grande estilo e com muita dança.

Grupos da cultura negra, de etnias diversas, das danças populares e tradicionais estarão presentes nos dias de festival, que será totalmente gratuito, envolvendo mais de 200 trabalhadores das artes, bem como pede a Lei Aldir Blanc.

Após a Segunda Guerra Mundial a UNESCO criou uma forma de promover a união entre os povos por meio de festivais internacionais de folclore espalhados pelo mundo. Desde então, entre os grupos folclóricos, se criou essa tradição de unir-se em eventos não competitivos a fim de disseminar seu trabalho, conhecimento, atualizar seus repertórios e, sobretudo, trocar com outros grupos do gênero em todo o planeta.

Aqui no RS já é tradição festivais de folclore que anualmente trazem convidados de muitas partes do globo para mostrar sua dança. Este ano, em função da pandemia da Covid-19, nossos comportamentos sofreram drásticas alterações, mas a arte resiste e acha seus caminhos. O Povos do RS chega então com essa proposta de união, discussões sobre diversos temas pertinentes ao folclore, memória, história e legado e a troca de saberes, como forma de valorização da nossa cultura.

Entre os grupos presentes estão Andanças, Kadima, Jupem, Afro-Sul Odomode, CTG Brigadeiro Raphael Pinto Bandeira, Rancho Folclórico, Centro Cultural Italiano Giovanotti, Grupo Solovey, Grupos Folclóricos de Estrela e Cia. de Dança Afro Daniel Amaro.

O meio digital proporciona novas formas de criar e sentir. A lição que o isolamento traz é de que devemos seguir investindo na convivência virtual de qualidade, estreitando laços e práticas e proporcionando novas experiências. As oficinas colaboram muito nesse processo, pois familiarizam o público com o que será apresentado tornando a experiência mais agradável e enriquecedora.

Confira a programação abaixo.

Lives no Instagram: @povosdors

5 de fevereiro, às 12h – Live com Grupo Kadima
12 de fevereiro, às 19h30min – Live com Grupo Jupem
19 de fevereiro, às 19h30min – Live com CTG Brigadeiro Raphael Pinto Bandeira
26 de fevereiro, às 19h30min – Live com Afro-Sul
1º de março, às 19h30min – Live com Rancho Folclórico da Casa dos Açores
8 de março, às 19h30min – Live com Centro Cultural Italiano Giovanotti
15 de março, às 19h30min – Live com Folclore Ucraniano Solovey
22 de março, às 19h30min – Live com Grupos Folclóricos de Estrela
29 de março, às 19h30min – Live com Cia. de Dança Afro Daniel Amaro
5 de abril, às 19h30min – Live com Grupo Andanças

Oficinas

9 de abril
16h – Kadima
17h – Grupo Jupem
18h – CTG Brigadeiro Raphael Pinto Bandeira

10 de abril
15h – Afro-Sul
16h – Rancho Folclórico da Casa dos Açores
17h – Centro Cultural Italiano Giovanotti
18h – Folclore Ucraniano Solovey

11 de abril
16h – Grupos Folclóricos de Estrela
17h – Cia de Dança Afro Daniel Amaro
18h – Grupo Andanças

Apresentações

9 de abril, 20h – Kadima, Grupo Jupem e CTG Brigadeiro Raphael Pinto Bandeira
10 de abril, 20h – Afro-Sul, Rancho Folclórico da Casa dos Açores, Centro Cultural Italiano Giovanotti e Folclore Ucraniano Solovey
11 de abril, 20h – Grupos Folclóricos de Estrela, Cia de Dança Afro Daniel Amaro e Grupo Andanças

sexta-feira, 05 a 11 de abril de 2021 | 12h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?