Agenda | Música | Notas

As Batucas lançam documentário sobre a trajetória do grupo

Change Size Text
As Batucas lançam documentário sobre a trajetória do grupo Biba Meira. Foto: Lisi Kieling/Frame/Divulgação

Para encerrar com a mesma relevância que tem a trajetória das mulheres que formam As Batucas, o projeto d’As Batucas – Orquestra Feminina de Bateria e Percussão lança nesta segunda (12/4), a partir das 19h, um documentário dirigido por Lisi Kieling, com roteiro de Juliana Balhego, contando um pouco dessa história de fortalecimento e parceria.

Entre depoimentos das criadoras e idealizadoras e suas integrantes, o espectador poderá viver a emoção dessas mulheres em partilhar um pedaço de suas vidas. A história repleta de experiências transformadoras, os shows e ensaios, os casamentos, os funerais, as vidas que se entrelaçam e acompanham os acontecimentos de um período ímpar em nossa trajetória: os tempos atuais, complexos e inesquecíveis. 

O filme traz imagens de Alexandre Birck, registradas em um show no Vila Flores e também entrevistas, imagens do acervo das Batucas, de aulas e de apresentações.

Já o Batuca nas Ideias, um bem sucedido ciclo de palestras proposto pelo grupo, irá reunir também nesta segunda (12/4), mulheres potentes com histórias e origens diversas em uma tarde de palestras sobre temas como gênero, raça, saúde e feminismo. Entre as convidadas estão Martinha do Coco, uma mulher incrível, merecedora de honrarias como o título de Mestra da Cultura Popular e em 2019 e com linda carreira artística; Dessa Ferreira, percussionista, integrante do grupo Três Marias e idealizadora do núcleo de vivência em percussão Ngoma e do Coletivo Pretambor; Cecília Reingantz, coordenadora e regente da Orquestra Villa-Lobos; e a psicóloga Cristina Maranzana da Silva.

Confira o documentário e o ciclo de palestras no YouTube.

O projeto d’As Batucas – Orquestra Feminina de Bateria e Percussão está em andamento desde janeiro e foi financiado pela Secretaria de Estado da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo do Governo Federal, por meio da Lei Aldir Blanc.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?