Agenda | Música

Audição comentada debate a música na Rússia

Change Size Text
Audição comentada debate a música na Rússia Foto: Maciel Goelzer/Divulgação

Em sua terceira edição, as Audições Comentadas de Música Erudita apresentam detalhes e curiosidades da música na Rússia, com composições que ficaram mundialmente conhecidas principalmente através do balé e da ópera. O evento virtual acontece nesta quinta (6/8), às 16h, pela plataforma Zoom, com possibilidade de interação entre os ministrantes e os participantes.

Os pianistas e professores Olinda Allessandrini e Tiago Halewicz apresentam detalhes sobre as transformações da música do país entre os séculos XIX e XX, além de interpretar ao vivo obras de importantes nomes que despontaram nesse período, como Nikolai Rimsky-Korsakov, Alexander Borodin, Modest Mussorgsky e o ilustre Piotr Tchaikovsky, que compôs dois dos balés mais famosos do mundo – O Lago dos Cisnes e O Quebra-Nozes.

Entre representações ao piano e contextualizações históricas, os professores analisam o confronto estilístico entre os nacionalistas e os cosmopolitas, mostrando como o rompimento de paradigmas estéticos criou novas bases para música produzida após a Revolução Russa, dando projeção internacional às composições.

As inscrições para a atividade custam R$ 20 e podem ser feitas no site do Instituto Ling.

Olinda Allessandrini é graduada com láurea em Piano, pela UCS. Possui CDs inteiramente dedicados a obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Chiquinha Gonzaga e Araújo Vianna.

Tiago Halewicz é pianista graduado em Música pelo Instituto de Artes da UFRGS. É diretor da Casamundi Cultura e atua na área de Estudos Culturais. Mantém um trabalho multidisciplinar por conta de seu trabalho de cooperação internacional representado pela difusão da cultura polonesa no Brasil.

quinta-feira, 06 a 06 de agosto de 2020 | 16h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?