Agenda | Cinema | Literatura

Bate-papo virtual analisa a obra “Onde os fracos não têm vez”

Change Size Text
Bate-papo virtual analisa a obra “Onde os fracos não têm vez” Lançado em 2007 nos cinemas, o filme é estrelado por Javier Bardem. Foto: Reprodução

O projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema retorna à programação online do Instituto Ling com uma série de bate-papos virtuais e gratuitos entre o professor e escritor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina analisando diferentes aspectos artísticos de produções marcantes.

A primeira edição acontece nesta terça (13/4), às 19h, e discute os contrastes e as semelhanças entre o romance Onde os velhos não têm vez, escrito por Cormac McCarthy em 2005, e o longa-metragem Onde os fracos não têm vez, dirigido pelos irmãos Ethan Coen e Joel Coen e lançado nas telonas dois anos depois.

A atividade será transmitida ao vivo pela plataforma Zoom. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site.

Durante o encontro virtual, o público poderá interagir com os debatedores, enviando comentários e dúvidas, além de acompanhar algumas das principais cenas do filme estrelado por Javier Bardem, Josh Brolin e Tommy Lee Jones. A produção cinematográfica foi a grande vencedora do Oscar 2008, levando quatro estatuetas: melhor filme, direção e roteiro adaptado, além do prêmio de ator coadjuvante para o ator espanhol.

Ambientado nos anos 80, na fronteira do Texas com o México, a trama tem três personagens centrais: Llwelyn Moss, um caçador que acidentalmente encontra um carro com corpos crivados de bala, um carregamento de heroína e mais de dois milhões de dólares abandonados no meio do deserto; o xerife Bell, encarregado de investigar o caso; e o psicopata Anton Chigurh, contratado por um cartel para reaver o dinheiro. Quando decide pegar o dinheiro e fugir, Moss passa de caçador a caça. A narrativa se transforma, então, em uma eletrizante história de suspense e perseguição, em que cada personagem parece determinado a encontrar a resposta à pergunta: como se decide o que sacrificar na vida?

Pedro Gonzaga é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto.

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais.

terça-feira, 13 de abril de 2024 | 19h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?