Agenda | Cultura

“Berimbauzeiro” é selecionado para Festival Internacional do Documentário Musical

Change Size Text
“Berimbauzeiro” é selecionado para Festival Internacional do Documentário Musical Foto: Divulgação

O documentário Berimbauzeiro foi selecionado para participar do Festival Internacional do Documentário Musical, o In-Edit Brasil. O curta-metragem apresenta a originalidade da relação de Mestre Churrasco com o berimbau; suas criações poéticas com o instrumento extrapolam o universo da capoeira e evidenciam o poder de criação deste mestre no Rio Grande do Sul. O filme foi idealizado e dirigido por Magnólia Dobrovolski, Marco Poglia e Mário Eugênio Saretta.

O In-Edit Brasil é um evento cinematográfico que tem como objetivo fomentar a produção e a difusão de filmes documentários que tenham a música como elemento integrador. O Festival nasceu em Barcelona em 2003 e hoje é realizado em diversos países como Espanha, Chile, Grécia e Holanda. No Brasil, o IN-EDIT ocorre desde 2009. Em 2022, a 14ª edição será realizada de forma híbrida, com sessões presenciais em São Paulo e online para todo o Brasil, entre os dias 15 e 26 de junho.

Berimbauzeiro retrata a arte de Mestre Churrasco, o mais antigo mestre em atividade na capoeira angola do Rio Grande do Sul, líder e fundador da Associação de Capoeira Angola Zumbi do Palmares (ACAZUP) e grande referência no sul do Brasil, Mestre Churrasco. O filme tem foco na criatividade e originalidade de Mestre Churrasco, que associa saberes tradicionais, ecologia e arte na elaboração de berimbaus singulares e na prática da capoeira como filosofia de vida.

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?