Agenda, Literatura

Caio Riter é destaque do projeto “Antologia Digital da Poesia Gaúcha”

Change Size Text
Caio Riter é destaque do projeto “Antologia Digital da Poesia Gaúcha”

A Trensurb, por meio do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT), lança novos vídeos do projeto Antologia Digital da Poesia Gaúcha na próxima quarta-feira (30/12). Eles trazem três poemas de Caio Riter, declamados pelo próprio autor: PãoÀ mulher amada e Homem de cinza.

Riter é professor, doutor em Literatura Brasileira e tem pós-doutorado em Escrita Criativa. Autor de vários livros, recebeu algumas distinções literárias, como o prêmio Açorianos, o Barco a Vapor, o Orígenes Lessa, o Ofélia Fontes, o AGES: Livro do Ano e Selo Altamente Recomendável, entre outros.

Formado em Jornalismo e em Letras, dá aulas no ensino médio, além de ministrar oficinas literárias de narrativa e de literatura infantil. Coordena a Reinações – Confraria da leitura de textos para a infância e para a adolescência.

“Essa ideia de fazer uma antologia digital poética, com vários poetas e vários textos, e que essas poesias possam circular em um espaço público, é muito interessante”, afirma o autor. Para ele, “é bacana fazer com que a poesia saia dos livros, de um círculo, e possa quebrar a rotina do dia a dia”. “Fiquei muito feliz com o convite, de poder me sentir parte do projeto e de levar a poesia para além dos livros”, diz Riter.

Quinzenalmente, desde 1º de outubro, a Antologia Digital da Poesia Gaúcha promove a publicação nas redes sociais e nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações) de vídeos curtos de poetas declamando poesias. Confira na página da Antologia os vídeos anteriores de Élvio Vargas, Cristina Macedo, Liana Timm, Luiz Coronel, Dilan Camargo e Armindo Trevisan. O projeto tem apoio da Academia Rio-Grandense de Letras, do Instituto Estadual do Livro e do Canal Você.

Completando 12 anos de funcionamento neste mês, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo da Trensurb. Ambas funcionam de segunda a sexta-feira (das 12h às 18h em Mercado e das 14h às 18h em Novo Hamburgo), oferecendo serviço gratuito de empréstimo de livros – e seguindo os protocolos de segurança necessários em função da Covid-19.

Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com 9 mil exemplares – dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense –, disponíveis gratuitamente para os mais de 7 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se gratuitamente, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2021

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.