Agenda | Cinema | Notas

Canal Brasil exibe a programação do 48º Festival de Cinema de Gramado

Change Size Text
Canal Brasil exibe a programação do 48º Festival de Cinema de Gramado Foto: Palavra Assessoria/Divulgação

De 18 a 26 de setembro, a programação do horário nobre do Canal Brasil será ocupada pelo 48º Festival de Cinema de Gramado. Até dia 24 de setembro, vão ao ar, a partir das 20h, os filmes das mostras competitivas – Curtas Brasileiros, Longas Brasileiros e Longas Estrangeiros.

Na sexta (25/9), o canal exibe a noite dedicada às homenagens e o filme de encerramento Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues, que este ano completa 40 anos. A cerimônia de encerramento também será transmitida pelo canal, ao vivo, direto do Palácio dos Festivais, no sábado (26/9), a partir das 21h.

A programação poderá ser assistida por toda a base de assinantes do Canal Brasil no linear ou, via simulcast, no Canal Brasil Play. Os curtas-metragens ficam disponíveis por 24h após a exibição no Canal Brasil Play. Os longas e os curtas-metragens gaúchos poderão ser assistidos no Canal Brasil Play.

Programação

Sexta (18/9)

Curta Brasileiro – 4 bilhões de infinitos (MG) (2020) (15’)
Horário: Sexta, 18/9, às 20h
Direção: Marco Antonio Pereira

Sinopse: Brasil. 2020. Após a morte do pai, uma família vive com a energia de casa cortada. Enquanto a mãe trabalha, seus filhos ficam em casa conversando sobre ter esperança.

Curta Brasileiro – Receita de caranguejo (SP) (2020) (20’)
Horário: Sexta, 18/9, às 20h20min
Direção: Issis Valenzuela

Sinopse: Após a morte do pai, Lari e sua mãe vão passar alguns dias na praia. Elas resolvem cozinhar caranguejos. E os bichos, aos poucos, transformam-se em seres luminosos.

Longa Brasileiro – Por que você não chora? (DF) (2020) (98’)
Horário: Sexta, 18/9, às 20h40min
Direção: Cibele Amaral

Sinopse: Forte e feminino, Por que você não chora? aborda o delicado tema do suicídio. Jéssica é muito fechada, Bárbara é uma bomba relógio. As duas se encontram quando, no estágio da faculdade de psicologia, Jéssica atende Bárbara. A convivência leva Jéssica a questionar sua vida vazia e sem significado.

Longa Estrangeiro – El silencio del cazador (Argentina) (2019) (103’)
Horário: Sexta, 18/9, às 22h20min
Direção: Martin Desalvo

Sinopse: Guzmán é um guarda florestal que patrulha a selva em busca de caçadores ilegais. Venneck é um querido colono da região e caçador. Sara, uma médica rural comprometida, é casada com Guzmán e foi companheira de Venneck. O aparecimento de um jaguar mítico reacenderá uma antiga rivalidade entre eles.

Sábado (19/9)

Curta Brasileiro – Inabitável (PE) (2020) (19’)
Horário: Sábado, 19/9, às 20h
Direção: Matheus Farias e Enock Carvalho
Sinopse: Pouco antes da pandemia, o mundo experimenta um fenômeno nunca antes visto. Marilene procura por sua filha Roberta, uma mulher trans que está desaparecida. Enquanto corre contra o tempo, ela descobre uma esperança para o futuro.

Curta Brasileiro – Subsolo (RS) (2020) (8’)
Horário: Sábado, 19/9, às 20h25min
Direção: Erica Maradona e Otto Guerra

Sinopse: Três amigos frequentam diariamente a mesma academia em busca de seus ideais de corpos. Apesar de assíduos, convivem com os frustrantes deslizes que acontecem longe das esteiras, fazendo girar as engrenagens de um ciclo interminável.

Longa Brasileiro – Todos os mortos (SP) (2020) (120’)
Horário: Sábado, 19/9, às 20h30min
Direção: Caetano Gotardo e Marco Dutra

Sinopse: Na São Paulo de 1899, entre o passado conturbado do Brasil e seu presente fraturado, as mulheres da família Soares tentam se agarrar ao que resta de seus privilégios. E Iná Nascimento, que fora escravizada pelos Soares anos antes, luta para reunir seus entes queridos enquanto procura dar vazão a suas próprias vontades.

Longa Estrangeiro – La Frontera (Colômbia) (2019) (90’)
Horário: Sábado, 19/9, às 22h35min
Direção: David David

Sinopse: Em meio a uma crise de fronteira entre Colômbia e Venezuela, uma jovem indígena vive com seu marido e seu irmão, roubando viajantes que seguem por trilhas, até que o destino a empurra para o limite de sua ilusão, fazendo-a se perder em sonhos misteriosos.

Domingo (20/9)

Curta Brasileiro – Atordoado, eu permaneço atento (RJ) (2020) (15’)
Horário: Domingo, 20/9, às 20h
Direção: Henrique Amud e Lucas H. Rossi dos Santos
Sinopse: O jornalista Dermi Azevedo nunca parou de lutar pelos direitos humanos e agora, três décadas após o fim da ditadura, assiste ao retorno das práticas daquela época.

Curta Brasileiro – Blackout (RS) (2019) (19’)
Horário: Domingo, 20/9, às 20h20
Direção: Rossandra Leone

Sinopse: Em um Rio de Janeiro futurista nada parece ter mudado. Abuso de autoridade, violações de direitos, racismo e machismo ainda dão o tom da relação do poder público com a favela. Dessa vez, entretanto, algo parece estar para mudar.

Longa Brasileiro – Um Animal Amarelo (RJ) (2020) (115’)
Horário: Domingo, 20/9, às 20h35
Direção: Felipe Bragança

Sinopse: Fernando, 33, um cineasta brasileiro falido, mergulha em uma jornada entre Brasil, Portugal e Moçambique, em busca de pistas sobre o passado violento de seu avô. Uma tragicômica fábula tropical.

Longa Estrangeiro – Días de Invierno (México) (2020) (90’)
Horário: Domingo, 20/9, às 22h25
Direção: Jaiziel Hernández

Sinopse: Nestor quer ir morar com a irmã nos Estados Unidos. No entanto, ele é o único que mora com a mãe e não pode deixá-la sozinha.

Segunda (21/9)

Curta Brasileiro – Wander Vi (DF) (2020) (20’)
Horário: Segunda, 21/9, às 20h
Direção: Augusto Borges e Nathalya Brum
Sinopse: Wanderson Vieira é um músico da cidade de Samambaia e nesse curta documentário, nos conta um pouco como concilia seu trabalho noturno e ensaios de dança, com criar sua carreira, lançando seu pseudônimo Wander Vi, para alcançar seu sonho.

Curta Brasileiro – Extratos (SP) (2019) (8’)
Horário: Segunda, 21/9, às 20h25min
Direção: Sinai Sganzerla

Sinopse: Extratos é um curta-metragem com imagens entre o período de 1970 até 1972 nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador, Londres, Marrakech, Rabat e a região do deserto do Saara. As imagens foram filmadas por Helena Ignez e Rogério Sganzerla no exílio, nos anos de chumbo. O filme é também sobre a esperança. Algo afável é possível mesmo quando há indicações do contrário.

Longa Brasileiro – O samba é primo do jazz (RJ) (2020) (76’)
Horário: Segunda, 21/9, às 20h30min
Direção: Angela Zoé

Sinopse: O documentário O Samba é Primo do Jazz vai mostrar a  trajetória musical de Alcione Dias Nazareth, a nossa grande intérprete brasileira, a partir de suas referências musicais, sua inserção no mundo da música e sua relação com família e amigos. A cinebiografia nos aproxima de uma Alcione descontraída, divertida e matriarcal com a vida e o fazer artístico.

Longa Estrangeiro – El gran viaje al país pequeño (Uruguai) (2020) (106’)
Horário: Segunda, 21/9, às 21h45min
Direção: Mariana Viñoles

Sinopse: Partindo do encontro do diretor com os protagonistas de um campo de refugiados, o filme acompanha o processo de adaptação de duas famílias sírias que, tendo deixado suas terras e tradições para trás, começam uma nova vida em um país distante do qual nada sabiam, chamado Uruguai.

Terça (22/9)

Curta Brasileiro – Dominique (RJ) (2019) (19’)
Horário: Terça, 22/9, às 20h
Direção: Tatiana Issa e Guto Barra
Sinopse: Ao deixar o Brasil, César conhece Martin em um café vazio de Tallinn, Estônia. Em frente aos dois homens, apenas o incerto infinito do mar.

Curta Brasileiro – Joãosinho da Goméa – O Rei do Candomblé (RJ) (2019) (15’)
Horário: Terça, 22/9, às 20h25min
Direção: Janaina Oliveira ReFem e Rodrigo Dutra

Sinopse: O filme apresenta Joãosinho da Goméa como narrador principal de sua história. Com músicas cantadas por ele, performances provocadoras e arquivos diversos que ressaltam o quanto ele é importante para as religiões de matriz africana. A Rainha Elizabeth II disse que se o candomblé tivesse um rei, esse seria Joãosinho da Goméa, o Rei do Candomblé.

Longa Brasileiro – Aos pedaços (RJ) (2019) (92’)
Horário: Terça, 22/9, às 20h35min
Direção: Ruy Guerra

Sinopse: Eurico Cruz amanhece irritado. Sabe que algo está por acontecer. Um bilhete, assinado por um A. lhe anuncia sua morte. Quem o ameaça? Embaralham-se os espaços, as personagens, suas paixões extremas, seus ódios, amores e suspeitas.

Longa Estrangeiro – Matar a um muerto (Paraguai) (2019) (87’)
Horário: Terça, 22/9, às 22h15min
Direção: Hugo Giménez
Sinopse: Durante o regime militar no Paraguai, dois homens enterraram secretamente corpos na floresta. Uma manhã, entre a pilha de mortos, eles descobrem alguém que ainda está respirando.

Quarta (23/9)

Curta Brasileiro – Remoinho (PB) (2020) (13’)
Horário: Quarta, 23/9, às 20h
Direção: Tiago A. Neves
Sinopse: Após um longo período de afastamento, Maria retorna à casa de sua mãe. Ela está decidida sair do remoinho que a fez voltar.

Curta Brasileiro – Você tem olhos tristes (SP) (2020) (18’)
Horário: Quarta, 23/9, às 20h20min
Direção: Diogo Leite

Sinopse: Luan trabalha como bikeboy de aplicativo e enfrenta dilemas e preconceitos na sua jornada diária de entregas em uma cidade grande. Sem hesitar, sonha com um futuro melhor.

Longa Brasileiro – Me chama que eu vou (SP) (2020) (70’)
Horário: Quarta, 23/9, às 20h35min
Direção: Joana Mariani

Sinopse: O documentário conta a trajetória dos 50 anos de carreira de Sidney Magal. Os momentos mais significativos da vida do cantor, dançarino, ator e dublador que se tornou um ícone da música popular brasileira. O homem por trás do ídolo, sob o ponto de vista dos próprios participantes da história.

Longa Estrangeiro – Los Fuertes (Chile) (2019) (98’)
Horário: Quarta, 23/9, às 21h50min
Direção: Omar Zúñiga
Sinopse: Lucas viaja para visitar sua irmã em uma cidade remota no sul do Chile. Em frente ao mar e à névoa, ele se apaixona por Antonio, um contramestre de um barco de pesca local.

Quinta (24/9)

Curta Brasileiro – Trincheira (AL) (2020) (15’)
Horário: Quinta, 24/9, às 20h
Direção: Paulo Silver
Sinopse: Num aterro de lixo, um garoto observa o imponente muro de um condomínio de luxo. Gabriel usa de sua imaginação para construir seu mundo fantástico.

Curta Brasileiro – O Barco e o rio (AM) (2020) (17’)
Horário: Quinta, 24/09, às 20h20min
Direção: Bernardo Ale Abinader

Sinopse: Vera é uma mulher religiosa que cuida de uma embarcação no porto de Manaus. Ela precisa lidar com a irmã Josi com quem diverge em relação a como lidar com o barco e sobre como viver a vida.

Longa Brasileiro – King Kong em Asunción (PE) (2020) (90’)
Horário: Quinta, 24/9, às 20h35min
Direção: Camilo Cavalcante

Sinopse: Um velho matador de aluguel está escondido no interior da Bolívia, na região desértica do Salar de Uyuni. Acabou de cometer o seu último assassinato. Após meses isolado, ele viaja para o interior do Paraguay onde recebe uma boa recompensa e segue para Asunción com o objetivo de conhecer sua filha.

Sexta (25/9)

Programa Especial – Homenagens
Horário: Sexta, 25/9, às 20h
Homenageados: Cesar Troncoso (Troféu Kikito de Cristal), Denise Fraga (Troféu Cidade de Gramado), Laís Bodanzki (Troféu Eduardo Abelin) e Marco Nanini (Troféu Oscarito).

Filme de Encerramento – Bye Bye Brasil (1980) (110’)
Horário: Sexta, 25/9, às 20h
Direção: Cacá Diegues

Sinopse: Salomé, Lorde Cigano e Andorinha são três artistas ambulantes que cruzam o país juntamente com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira, que ainda não tem acesso à televisão. A eles se juntam o sanfoneiro Ciço e sua esposa, Dasdô, em uma jornada da Amazônia até Brasília.

Sábado (25/9)

Cerimônia Final de Premiação
Horário: Sábado, 26/9, às 21h

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?