Agenda | Teatro

Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Change Size Text
Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes” Foto: O Elenco/Divulgação

Ensaios Intermitentes é o trabalho de conclusão do ano 2 do Curso de Formação de Atores – manhã/2020 da Casa de Teatro de Porto Alegre. Configurado em um dossiê de experimentações audiovisuais, reúne um elenco de 11 atrizes e atores dirigidos por Carlota Albuquerque, Everton Rodrigues e Larissa Sanguiné.

Com estreia nesta sexta (15/1), às 20h, a série de 11 vídeos é a realização da primeira parte do Projeto Epidemias, que efetivará a segunda ação ainda no primeiro semestre de 2021.

Diante do cenário de isolamento social, as experimentações se configuram numa estética singular a cada vídeo, em que as atrizes e os atores captaram suas imagens e compuseram as narrativas. Inspiradas por três obras do autor português José Saramago que reconhecemos como “epidêmicas”, a dramaturgia se concebe em improvisações que brincam com as figuras sem nome de suas obras.

Nos ensaios são usadas referências do cinema, videoarte, videodança e videoperformance como provocação de linguagem. Pina Bausch, David Lynch, Mummenschanz, José Saramago, DV8, Peeping Tom, Win Wenders, Buster Keaton, Charles Chaplin, Federico Fellini, Bob Fosse, são sorvidos pelo imaginário desta obra.

Ensaios Intermitentes converge numa trama criada de maneira coletiva e intuitiva, apontada pelos caminhos evidenciados pelo processo. Corpo, ruídos, sonhos, textos, se revelam em performances que traduzem a relação de um imaginário produzido para um universo singular.

Toda pesquisa contou com orientação da direção e equipe técnica, desde a captação de imagens e áudio até a edição final. O elenco passou por investigações para realização de edição, percepção de luz, gravações de áudios, concepção de cenografia e figurino, a fim de criar uma unidade para o todo.

A concepção de figurinos foi elaborada em parceria com Ana Hoffmann, professora no Curso de Moda da Feevale, e a turma de Projeto de Figurino, junto às propostas do elenco.

Nos dias 15, 22 e 24 de janeiro, às 22h, acontecerão lives mediadas por Larissa Sanguiné e que contarão com a presença de artistas que participaram do processo da criação.

Os ingressos estão à venda no site da escola, www.casadeteatropoa.com.br. O link será enviado após a compra do ingresso.

Foto: O Elenco/Divulgação

Sinopse
Figuras inusitadas iniciam um processo de aproximação e elaboração para a execução de um projeto audiovisual, inspirado em três obras de José Saramago. Como proposta inicial, os artistas são solicitados a realizar uma videoperformance sobre a Morte, personificada em Intermitências da Morte. Os conflitos dessas pessoas disparam confusões entre as suas realidades, com as personagens da obra citada, bem como de Ensaio sobre a Cegueira e Ensaio sobre a Lucidez. Aos poucos, vai-se perdendo a noção de realidade, ficção e suas vidas. Uma metalinguagem que desencadeia rupturas de percepções, convidando o espectador a desvendar ou se perder na lógica dessa provocação empírica.

sexta-feira, 15 a 24 de janeiro de 2021 | 20h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?