Agenda | Educação

Centro Cultural da UFRGS promove conjunto de ações para a educação ambiental

Change Size Text
Centro Cultural da UFRGS promove conjunto de ações para a educação ambiental Foto: Jacson Carboneiro/Divulgação

Há mais de um ano, a pandemia de COVID-19 nos convida a uma reflexão profunda sobre a forma como nos relacionamos com as pessoas e com o mundo. O Centro Cultural da UFRGS encara o desafio, propondo um engajamento coletivo na revisão de nossos modos de vida, e ratificando a educação ambiental como um processo multifacetado, cotidiano, plural e transversal. A proposta ganha forma no projeto Lixo Não É Lixo: Reciclando Práticas e Ideias, que tem lançamento nesta quinta-feira (1º/7), às 19h, em uma transmissão ao vivo no canal do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS no YouTube.

A ideia é mobilizar toda a comunidade, interna e externa à Universidade, e começa por um chamamento a estudantes com o 1º Concurso de Design do Centro Cultural da UFRGS. Ele prevê a apresentação de projetos de design para a confecção de coletores de resíduos recicláveis e não recicláveis a serem incorporados ao mobiliário do Centro Cultural e seu entorno, no campus central da UFRGS. A partir do dia 1º de julho, o edital já estará disponível. As inscrições ficarão abertas até o dia 31 de agosto.

Paralelamente, o projeto Lixo Não É Lixo: Reciclando Práticas e Ideias apresenta, ao longo do ano, um conjunto de atividades que tematizam questões relacionadas à produção e ao destino de resíduos. São mesas redondas, exibição de filmes no Tela Virtual da Sala Redenção, workshops e performances com diferentes protagonistas: terceirizados, coletores urbanos, recicladores, pesquisadores e artistas.

A programação tem início com a mesa redonda que ocorre no dia 1º de julho, logo após o lançamento do edital do concurso de design. O Que Parece Lixo, Transforma: Universidade, Cidade e Reciclagem reúne o professor Fernando Fuão, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS; o presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN), Francisco Milanez; e a professora Rejane Tubino, do Laboratório de Estudos Ambientais para Metalurgia da UFRGS. A mediação da conversa fica a cargo da professora Claudia Zanatta, do Instituto de Artes.

Na semana seguinte, no dia 8 de julho, quinta-feira, a discussão ganha novos contornos na segunda mesa redonda do projeto, intitulada A Reciclagem Na Lei: Lixo Na Rua Tem Dono?. Ela abre espaço para o debate sobre as legislações municipal (Lei Complementar 728, de 2014) e federal (Lei nº 8.666, de 1993), que regulamentam a coleta de resíduos sólidos urbanos recicláveis ou reutilizáveis. Entre os convidados, estão Annelise Steigleder, do Ministério Público do Rio Grande do Sul; e Paulo Guarnieri, da Associação de Reciclagem Ecológica da Vila dos Papeleiros. Quem conduz a conversa é o fotógrafo Cristiano Sant’Anna, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

Com curadoria de Claudia Zanatta e Cristiano Sant’Anna, uma série de videoartes será apresentada na abertura das ações do projeto, dando ao público a oportunidade de conhecer artistas que trabalham com temas que dialogam com o projeto. A primeira delas é Caçamba, de Eduardo Srur, cujo trabalho utiliza o espaço público para chamar a atenção para questões ambientais e o cotidiano das grandes cidades. A obra antecederá o debate do dia 8, e é fruto de intervenção realizada no Ceagesp, maior central de distribuição de alimentos da América Latina. 

Também estão envolvidas na concepção da programação do projeto Lixo Não É Lixo: Reciclando Práticas e Ideia a diretora do Departamento de Difusão Cultural e Centro Cultural, Lígia Petrucci, e a coordenadora do Núcleo Educativo do DDC/Centro Cultural, Santa Julia da Silva.

quinta-feira, 01 a 01 de julho de 2021 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?