Agenda | Música

Céu, Liniker e Zé Ibarra na 6ª Semana da Canção Brasileira online

Change Size Text
Céu, Liniker e Zé Ibarra na 6ª Semana da Canção Brasileira online Céu. Foto: Fabio Audi/Divulgação

A canção popular volta ao centro das atenções durante a 6ª Semana da Canção Brasileira online, que acontece entre os dias 19 e 25 de abril. Dentre os nomes confirmados estão Céu, Liniker, Anelis Assumpção e Zé Ibarra.

Na programação, shows de artistas e bandas representativas do cenário nacional, e também da cidade inspiradora do projeto, São Luiz do Paraitinga, além de oficinas e um festival competitivo de composição.

Com toda programação acontecendo de forma remota, os shows terão duas modalidades: shows gravados e lives com conversas musicais. Nesta segunda modalidade os artistas vão poder, além de cantar e tocar ao vivo trechos de suas canções, também conversar com o público sobre suas obras, ou mesmo sobre os novos rumos da música brasileira.

Ainda, durante a conversa serão exibidas três músicas pré-gravadas pelos artistas e editadas pela equipe de produção. Ambas as modalidades serão transmitidas pelo canal do evento, no YouTube, com acesso livre. Além dos nomes de projeção nacional, já citados, participarão as seguintes bandas convidadas de São Luiz do Paraitinga: Los Cunhados, Quar’ De Mata, Estrambelhados e Despirocadas.

Já as oficinas serão realizadas pela plataforma Zoom mediante inscrição pelo site do evento, sempre entre 15h e 17h. No dia 19, Aprendendo a cantar com a canção popular, com Regina Machado, professora de graduação e pós-gradução em Música pela UNICAMP. No dia 20, A canção popular no século XXI, tradição, montagens e ressignificações, ministrada pelo compositor e doutor em criação musical pela ECA-USP, Sérgio Molina. E no dia 21, Canção Popular de tradição oral no Brasil, com Carlos Sandroni, professor de Etnomusicologia do Departamento de Música da UFPE.

“Neste cenário desolador a cultura emerge em todo seu esplendor dentro de cada um de nós. Somos nossa história, nossa trajetória. Visualizo um Brasil onde cada habitante carrega um Brasilzinho dentro de si, com suas músicas, sua natureza tão bela e diversa, seus mistérios de América do Sul portuguesa, negra e índia. Único e singular, sem raça ou rosto definido. É aqui e agora que acontece a 6ª Semana da Canção Brasileira, uma reflexão sobre a canção popular mais poderosa do mundo, porque diversa e múltipla. Somos a canção popular brasileira, ela nos dá voz. O sentido maior de nossas vidas, a cultura, a música nos transforma, nos dá alento, nos projeto ao infinito”, define Suzana Salles curadora do evento.

Programação

Segunda (19/4)
15h: Oficina com Regina Machado: Aprendendo a cantar com a canção popular

Terça (20/4)
15h: Oficina com Sergio Molina: A canção popular no século XXI
20h: Show Anelis Assumpção, participação Curumin (show gravado)

Quarta (21/4)
15h: Oficina com Carlos Sandroni: Canção popular de tradição oral no Brasil
21h: Exibição dos vídeos das canções vencedoras do Festival da Semana da Canção

Quinta (22/4)
18h: Live – conversa musical com Quar’de Mata
21h: Live – conversa musical com Liniker

Sexta (23/4)
20h: Show Céu (show gravado)
21h: Live – conversa musical com Estrambelhados

Sábado (24/4)
15h: Live – conversa musical com Despirocadas
18h: Live – conversa musical com Los Cunhados
21h: Show Zé Ibarra (show gravado)

Domingo (25/4)
18h: reexibição dos shows e das músicas gravadas pelos participantes das lives

Liniker. Foto: Divulgação
Zé Ibarra. Foto: Valentina Dinuzzo/Divulgação

segunda-feira, 19 a 25 de abril de 2021 | 15h00 - 18h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?