Agenda

Chango Spasiuk e Alejandro Brittes se apresentam no Theatro São Pedro

Change Size Text
Chango Spasiuk e Alejandro Brittes se apresentam no Theatro São Pedro Foto: Axel
Os dois mais importantes nomes do chamamé na atualidade farão apresentação única na terça-feira (26/7), no Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico), em Porto Alegre (RS). Os acordeonistas argentinos Chango Spasiuk e Alejandro Brittes, vão subir ao palco para o espetáculo Ponto e Pianada, um diálogo musical com linguagem carregada de identidade em que cada músico desbordará as peculiaridades e narrativas musicais resultando em um “som novo” para o ritmo. O expressionismo e a sensibilidade marcarão o concerto que será um momento de viver intensamente a musicalidade da Mesopotâmia argentina na qual comungamos no Rio Grande do Sul. O show começa às 21h e os ingressos estão à venda no site ou no próprio teatro. Os músicos se conhecem há mais de 20 anos, contudo é a primeira vez que realizam trabalho juntos. Motivados pelo amor ao Chamamé, ritmo que os une, e pelo acordeón, instrumento pelo qual expressam a partir de estéticas musicais peculiares, Brittes e Spasiuk, possuem além da amizade as condicionantes históricas de serem a nova geração do chamamé argentino. Chango Spasiuké um expoente contemporâneo marcante e inovador, que aprendeu com seu pai e seu tio, um cantor, e segue os passos de Abitbol, Cocomarola, Martínez Riera, Montiel , e outros grandes compositores clássicos do chamamé. De uma posição de total abertura e ausência de preconceitos, Spasiuk produz uma rica mistura de sons e ritmo, de luz e sombra, onde legado e síntese, improvisação e composição, tradição e modernidade desempenham um papel semelhante, fazendo da sua música uma experiência de audição intensa que vai além dos limites de estilo e som. Lançou dez álbuns solo na Argentina, incluindo o multipremiado Polcas de mi tierra (1999). O mais recente trabalho Outras músicas, recebeu dois prêmios Gardel de melhor álbum de folclore alternativo e melhor trilha sonora de música e tv. Alejandro Brittes é acordeonista, compositor, pesquisador e interprete de música do litoral Argentino. Nasceu no dia 05 de julho de 1976 em Buenos Aires, Capital Federal estudou música Clássica na Escola Juan Pedro Esnaola. Possui 30 anos de difusão do Chamamé pelo mundo apresentando-se em mais de 10 países. Conceituado pelo Norte Americano Mark Brill, PHD em música da Universidade do Texas – EUA, no livro Music of Latin America and the Caribbean, como um dos três principais acordeonistas do gênero junto a Raul Barboza e Chango Spasiuk. Em 2021 publicou o Livro: A origem do Chamamé junto com a historiadora e produtora cultural Magali de Rossi sendo este unm dos mais vendidos na Amazon Brasil na categoria artes. Atualmente está gravando o disco duplo intitulado (L)ESTE um trabalho crossover que une a música antiga barroca com o Chamamé contendo arranjos impressionistas escritos por Fernando Cordella.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

terça-feira, 26 a 26 de julho de 2022 | 21h00

Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N - Centro Histórico)

R$ 150,00 - R$ 45,00

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?