Agenda | Artes Visuais

CHC Santa Casa reabre com a exposição “Pintura, Patrimônio e Memória”

Change Size Text
CHC Santa Casa reabre com a exposição “Pintura, Patrimônio e Memória” Foto: Adriana Contieri Abad/Divulgação

O CHC Santa Casa reabre para visitação do público, nesta sexta (30/4), com a exposição Pintura, patrimônio e memória, da artista Renata GalbinskiH, com curadoria de Letícia Lau.

A exposição apresenta a produção de pinturas híbridas e objetos que foram desenvolvidos especialmente para o espaço expositivo do CHC Santa Casa. As obras da exposição propõem uma reflexão sobre as fronteiras das duas dimensões do patrimônio cultural: o material e o imaterial. O patrimônio cultural é o conjunto de todos os bens, manifestações populares, cultos, tradições, tanto materiais quanto imateriais. Estes são reconhecidos por seus valores e importância histórica e cultural de uma região que adquire um valor único de durabilidade, simbólico e de representatividade.

Para estabelecer estas relações entre o patrimônio material e imaterial, a artista Renata GalbinskiH, utiliza imagens de edificações tombadas do nosso estado, em especial das casinhas da Santa Casa para criar suas pinturas híbridas com colagem, fotografia e texto. Além de produzir relicários para tratar o patrimônio imaterial e das memórias de algumas pessoas que ocuparam e viveram no complexo de casas da Santa Casa que hoje é ocupado pelo Centro Histórico – Cultural, baseado no livro As Casinhas da Misericórdia de Porto Alegre – Memórias.

Renata busca trabalhar as narrativas contadas a partir da experiência e memória do lugar, a representação da edificação trazendo as imagens de fora para dentro do espaço e linkar com a experiência atual que o centro cultural oferece. Há uma tentativa de sobrepor os tempos para uma melhor compreensão dos valores do passado e do presente, reforçando a importância do patrimônio cultural material e imaterial através da arte. A exposição é composta por 14 obras com telas em grande formato, um painel com pinturas pequenas e relicários e alguns objetos antigos como menção a memória. 

Os interessados em conferir a exposição devem realizar agendamento pelo e-mail [email protected].  

Foto: Adriana Contieri Abad/Divulgação

sexta-feira, 30 a 28 de maio de 2021 | 10h00 - 17h00

CHC Santa Casa (Avenida Independência, 75 - Independência)

Entrada franca

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?