Agenda | Dança

Cia Livre de Dança apresenta espetáculo “Brasileirices”

Change Size Text
Cia Livre de Dança apresenta espetáculo “Brasileirices” Foto: Karine Lima/Divulgação

Nos dias 13 e 15 de maio, às 18h, a Cia Livre de Dança, da Rocinha, apresenta o espetáculo Brasileirices no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. A transmissão ao vivo será pelas redes sociais da companhia no Facebook, Instagram e YouTube.

Com coreografia e direção artística de Ana Lúcia Silva, Brasileirices passa pela dança, canto, folclore e ritmos característicos da dança afro brasileira, como cafezal, lundu e batuque, para contar a história de um jovem que descobre que nasceu no dia que a Lei do Ventre Livre foi promulgada, mas que passou a vida inteira como escravo. Com percussão a vivo do mestre Alexandre Pires e de Kayo Ventura, o espetáculo retrata o período de escravidão e da formação da história do país pelo olhar do negro.

Em cena estão os bailarinos Yara Silva, Gleyce Lima, Junior Andrade, Mayara Arruda, Ana Gregorio e Canela Monteiro, estes dois últimos selecionados em audição realizada em janeiro passado na Cia Livre de Dança. Contemplado com o prêmio Territórios Culturais, Brasileirices estreou em 2016 no Quilombo Fazenda Machadinha, em Quissamã, no Norte Fluminense.

Para Ana Lúcia da Silva, apresentar Brasileirices em 13 de maio provoca muitas reflexões. “Nessa data, em 1888, foi promulgada a lei Áurea que, juridicamente, acabaria com a escravidão no Brasil. Apesar de ter seu valor histórico, essa data tende a ser vista de uma maneira romanceada. Não podemos deixar de reconhecer que a abolição não resolveu questões essenciais acerca da inclusão dos negros libertos na sociedade brasileira, que reflete diretamente na desigualdade e no racismo estrutural dos dias de hoje. O espetáculo é sobre isso”, reflete. 

Ficha técnica

Coreografia, produção, figurinos e direção artística: Ana Lúcia Silva. Bailarinos: Yara Silva, Gleyce Lima, Junior Andrade, Mayara Arruda, Ana Gregorio e Canela Monteiro. Percussionistas: Alexandre Pires e Kayo Ventura. Social Midia: Karine Lima. Fotografia: Nara Roboredo. Filmagem: Jhuan Martins. Realização: Cia Livre de Dança

Cia Livre de Dança

Nascida e criada na Rocinha, Ana Lúcia Silva está à frente da Cia Livre de Dança, escola e Ponto de Cultura que criou na comunidade em 1999. Ela desenvolve uma série de produtos sociais com o objetivo de lecionar danças para crianças e jovens da comunidade.

quinta-feira, 13 de março de 2024 | 18h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?