Agenda | Cinema | Notas

Cine África estreia nova temporada online

Change Size Text
Cine África estreia nova temporada online Capa. Foto: Isidoro Guggiana/Divulgação

Entre os meses de setembro e novembro, a Mostra de Cinemas Africanos apresenta a nova edição do Cine África, com vários títulos de ficção e documentários, alguns inéditos no Brasil. O projeto online e gratuito traz 12 sessões (dez longas e dois programas de curtas) todos legendados em português – com filmes de destaque de Burkina Faso, Camarões, Egito, Etiópia, Nigéria, Quênia, Senegal e Sudão, e outras atividades.

Todas as quintas, a partir do dia 10 de setembro, a mostra estreia um filme novo, que ficará disponível por uma semana na plataforma Sesc Digital, acompanhado de uma entrevista exclusiva com seu diretor ou diretora. Está previsto um bate-papo com o tema “cinemas africanos em contexto digital”, na live do Cinema da Vela, tradicional encontro no Cinesesc, em São Paulo, que durante a pandemia, ganhou sua versão online. O Cine África inclui também o curso “Cinemas Africanos: trajetórias e perspectivas” com duração de três meses e o lançamento de um e-book ao final da temporada. A curadoria da mostra é assinada por Ana Camila Esteves.

O filme de abertura é o drama Fronteiras (2017), da diretora Apolline Traoré. Produção de Burkina Faso, acompanha quatro mulheres que fazem uma perigosa viagem do Senegal à Nigéria. Entre os destaques inéditos está a comédia aKasha (2019), de hajooj kuka, primeiro longa de ficção do cineasta e ativista sudanês. Teve sua estreia no Festival de Toronto.

O Fantasma e a Casa da Verdade (2019), de Akin Omotoso, mesmo realizador do longa Vaya (2016), acompanha uma mulher que tem a filha sequestrada em Lagos (Nigéria). Outros títulos importantes da mostra são Nada de errado (2019), documentário coletivo sobre imigrantes africanos (legais e ilegais) na Suíça e o drama queniano Supa Modo, sobre uma menina com uma doença terminal que sonha ser uma super heroína.

Para Ana Camila Esteves, o recorte curatorial atende à demanda por filmes recentes produzidos na África e sua diáspora nos últimos cinco anos: “A curadoria para este formato online privilegia filmes africanos contemporâneos que já tiveram suas trajetórias em festivais internacionais encerradas, mas que permanecem relevantes e, em sua maioria, não exibidos no Brasil”, resume.

Ana Camila destaca também os programas de curtas exclusivos Beyond Nollywood, com curadoria da produtora Nadia Denton, que foca em narrativas da Nigéria atual, e Quartiers Lointains, com curadoria da jornalista franco-burquinense Claire Diao e o tema Afrofuturismo.

Todas as exibições serão realizadas no site da plataforma Sesc Digital. O evento é uma realização do Sesc São Paulo.

Mais informações no site.

quinta-feira, 10 a 26 de novembro de 2020

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?