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Cinemateca Capitólio exibe a mostra Quanto Mais Quente Melhor

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Cinemateca Capitólio exibe a mostra Quanto Mais Quente Melhor
O verão mais intenso da história de Porto Alegre é a inspiração para a nova programação da Cinemateca Capitólio. A mostra Quanto Mais Quente Melhor apresenta a partir de 12 de fevereiro uma seleção de 15 filmes que transbordam calor, suor e desejo. Entre os destaques da programação, a exibição em 35 mm do clássico A Lei do Desejo, uma das grandes histórias de amor louco de Pedro Almodóvar, e de Houve uma Vez Dois Verões, primeiro longa-metragem de ficção de Jorge Furtado; e a primeira sessão em Porto Alegre de Eternamente Sua, o filme que colocou o nome do tailandês Apichatpong Weerasethakul no mapa do cinema mundial. As sessões comentadas também são atrações da programação. Clara Corleone e Juliana Costa, apresentadoras do programa de rádio Todas as Mulheres do Mundo, debatem a obra-prima erótica O Pecado Mora ao Lado, de Billy Wilder. Decameron, uma das célebres obras da trilogia da vida de Pier Paolo Pasolini, será comentada pela pesquisadora Fatimarlei Lunardelli. Outras sessões comentadas ainda serão divulgadas. A diversidade marca a seleção da mostra: o calor psicodélico das rochas australianas de Piquenique na Montanha Misteriosa, de Peter Weir, encontra o verão escaldante de Spike Lee no político Faça a Coisa Certa; as picardias estudantis dos Jovens, Loucos e Rebeldes, de Richard Linklater, encontram a fuga amorosa sensualíssima de Monika e o Desejo, do mestre sueco Ingmar Bergman. Filmes de grandes gênios franceses, Um Dia no Campo, de Jean Renoir, e Conto de Verão, de Eric Rohmer, apresentam variações instigantes sobre a arte da paquera e dos jogos amorosos. Ainda na França, novas perspectivas sobre a masculinidade são apresentadas em dois calorosos longas contemporâneos: Um Estranho no Lago, de Alain Guiraudie, que entra em cartaz com sessões regulares, pela primeira vez em Porto Alegre, e Bom Trabalho, de Claire Denis. Duas obras raras e essenciais brasileiras completam a programação: o pioneiro Aitaré da Praia, de Gentil Roiz, um dos marcos do Ciclo de Recife da década de 1920; e Antes, o Verão, de Gerson Tavares, adaptação do romance homônimo de Carlos Heitor Cony estrelada por Jardel Filho e Norma Bengell. Filmes Aitaré da Praia (Brasil, 1925, 60min) Direção: Gentil Roiz Aitaré, pescador, namora Cora, uma moça da localidade. Provocado, Aitaré briga com Traíra, amigo de Zeno, um marginal que vive na praia. A família de Cora reprova seu namoro com Aitaré. Um Dia de Campo (Partie de Campagne) França, 1936, 40 min Direção: Jean Renoir No final do século 19, os membros de uma família vão passar um dia no campo. Adaptação de conto de Guy de Maupassant. Monika e o Desejo (Sommaren med Monika) Suécia, 1953, 95min Direção: Ingmar Bergman Dois jovens decidem fugir de barco para uma ilha e passar algumas semanas juntos. O Pecado Mora ao Lado (The Seven Year Itch) Estados Unidos, 1955, 105 min Direção: Billy Wilder Richard Sherman é um editor de livros que se sente “solteiro” quando a mulher e o filho viajam em férias. Ele começa a ficar cheio de idéias quando […]

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