“Classe Cordial” reflete sobre exclusão manicomial

Viabilizado pela Lei Aldir Blanc, o espetáculo de videoteatro Classe Cordial estreia segunda-feira (23/8), às 19h, em temporada que segue até 14 de setembro. A montagem é uma parceria do Coletivo Nômade de Teatro e Pesquisa Cênica com a Companhia de Solos & Bem Acompanhados e tem direção de Jardel Rocha, dramaturgia de Thiago Silva e atuação de Deborah Finocchiaro. “O nome do espetáculo vem da ideia de que o povo brasileiro é cordial, amigável, receptivo, festivo, hospitaleiro e que lida muito bem com as diferenças. Mas sabemos que as coisas não são bem assim. A história do nosso país mostra que, muitas vezes, o lugar do diferente é o longe, o trancado, o recluso e, de preferência, bem calado”, conta o diretor.

Classe Cordial tem como foco a exclusão de pessoas – em especial, de mulheres – e a violência estrutural de instituições manicomiais, objeto da luta antimanicomial e da reforma psiquiátrica no país.Para abordar essas temáticas, o grupo contou com a assessoria da psicóloga Gabriela Touguinha, que atua no Hospital Psiquiátrico São Pedro. O grupo também pesquisou estudos e obras como Holocausto Brasileiro, livro da jornalista Daniela Arbex, que investiga a morte de 60 mil pessoas no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (MG), no qual não só pacientes com diagnóstico de doença mental como milhares de pessoas que escapavam a certos padrões sociais eram vítimas de negligência e maus tratos. “Mães solteiras, jovens adolescentes que transaram antes do casamento, prostitutas… Toda sorte de pessoas que não se enquadrava no normal”, exemplifica o dramaturgo Thiago Silva.

Finocchiaro conta que, mais do que interpretar uma personagem, sua atuação no espetáculo tem mais a ver com incorporar vozes: “É mais um arquétipo ou representação das figuras que vivem esse drama, que têm suas vidas ceifadas por não estarem dentro de um padrão. Qualquer um de nós, dependendo do contexto em que estivesse inserido, poderia ser considerado louco e ser eliminado”.
[Continua...]
segunda-feira, 23 a 14 de setembro de 2021 |
19h00