Agenda

Coletivo Usina das Artes realiza projeção holográfica e bate-papo sobre a cultura indígena

Change Size Text
Coletivo Usina das Artes realiza projeção holográfica e bate-papo sobre a cultura indígena Cartaz. Foto: Wagner Valente dos Passos/Divulgação

No dia de luta dos povos indígenas, o coletivo de artistas independentes Usina das Artes, da Praia do Cassino, realiza, nesta segunda (19/4), às 19h, a projeção holográfica Viaje pela Mata, com desenhos e grafismo indígena Huni Kuin. Além de um bate-papo sobre cultura indígena, vida e natureza, com os indígenas Darci Emiliano, Jane Morais e Merong Kamakã.

A transmissão acontece no YouTube.

Viaje pela Mata é uma projeção de desenhos e grafismos da etnia Huni Kuin e de outros povos originários, concebida pelo artista gráfico Wagner Passos e realizada primeiramente em 2019 junto a exposição fotográfica, do projeto de extensão do IFSul Câmpus Pelotas, intitulado Água de Beber para a Aldeia Altamira Ni Yuxibu Huni Kuin, realizado pelo professor Charles Soares Huber. A projeção reúne uma série de imagens que ocorrem sobre árvores e plantas, que acompanham sons e aromas da floresta, na tentativa de reproduzir a arte indígena, na sua cosmologia, relação e reconexão humana com a natureza.

Juntamente com a projeção ocorrerá o bate-papo sobre cultura, vida, cosmologias, a luta dos povos indígenas na retomada de seus territórios e defesa da natureza. Participam da conversa Darci Emiliano, kaingang da Terra Indígena Cacique Doble, doutor em educação ambiental pela FURG e técnico administrativo em educação do IFRS – Câmpus Sertão; Jane Morais, guarani da Aldeia Pinhalzinho, Planalto – RS, ativista da luta indígena e graduanda em Direito pela FURG; e Merong Kamakã, pataxó hãhãhãe, artesão e ativista da luta pelos territórios indígenas na retomada da terra Xokleng Konglui, em São Francisco de Paula – RS.

segunda-feira, 19 de abril de 2024 | 19h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?