Agenda | Literatura | Notas

Combate ao preconceito e respeito às diferenças pautam novo livro infantil de Aline Néglia

Change Size Text
Combate ao preconceito e respeito às diferenças pautam novo livro infantil de Aline Néglia Capa. Foto: Reprodução

Com uma população formada por 53,19% de pessoas negras, o racismo ainda é um problema a ser combatido no Brasil. De forma explícita ou em ações veladas, o preconceito é enfrentado por crianças, jovens e adultos, mesmo depois de mais de um século dos movimentos abolicionistas, do fim da escravidão e da legislação considerá-lo crime.

Só que uma mãe, inconformada com a falta de conteúdos para crianças e da necessidade de tratar o assunto com a filha, partiu para a ação. Especialista em Marketing e Responsabilidade Socioambiental, Aline Néglia escreveu o livro Infância Sem Racismo, com lançamento neste sábado (21/11), a partir das 16h, no Viva Open Mall, cuja estrutura é ao ar livre.

Todos os protocolos sanitários serão respeitados no dia do evento — como uso de máscaras e distanciamento entre as pessoas.

— Na escola houve uma situação de racismo, e não encontrei material para falarmos sobre o assunto. Foi uma inquietação pessoal que motivou a publicação — completa Aline. 

Os primeiros exemplares serão doados no dia 19 de novembro, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, para as comunidades da Vila Planetário, Cohab e Morro da Cruz.

Com uma linguagem simples e didática e ilustrações de Paulinho Tcherniak, Infância sem Racismo apresenta aos pequenos noções de cidadania, combate ao preconceito e promoção da igualdade. E quem conduz essa jornada é a Turminha de Impacto, personagens que levam educação para sustentabilidade e dão voz neste livro às questões raciais.

— É preciso educar para o respeito às diferenças, mostrar que cada um pode usufruir de seus direitos igualmente. Toda criança tem o direito de crescer sem ser discriminada. E, se seu filho ou filha sofrer algum tipo de discriminação, abrace, dê apoio. Assim vamos contribuir para que as novas gerações tenham uma postura diferente — completa a autora.

Para disseminar o acesso à informação, a cada livro vendido, Aline Néglia realiza a doação de uma versão pocket para escolas municipais. Na primeira publicação, 100 Formas de Impactar o Mundo, foram mais de mil exemplares doados.

Aline de Antoni Moreira Néglia é gaúcha, formada em Administração de Empresas e especialista em Marketing e Responsabilidade Socioambiental. Idealizadora do @impactaomundo (projeto voltado à educação para sustentabilidade), atuou como executiva de marketing e inovação sustentável para multinacionais como Ericsson e Telefonica Vivo.

Aline Néglia. Foto: Eliane Iensen/Divulgação

sábado, 21 de março de 2024 | 16h00

Viva Open Mall (Av. Dr. Nilo Peçanha, 3228 - Chácara das Pedras)

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?