Agenda | Teatro

Começa o Porto Alegre Em Cena 2020

Change Size Text
Começa o Porto Alegre Em Cena 2020 Teatro da Vertigem. Foto: Matheus José Maria/Divulgação

A 27ª edição do Porto Alegre Em Cena inicia nesta quarta (21/10) trocando os palcos pelas telas, em uma inédita experiência de teatro presencial e digital.

Em dez dias de programação, o evento volta a supreender e provocar o público a refletir sobre os novos tempos.

As atrações vão de projeções gigantescas, em prédios públicos, a interpretações individuais, por meio de uma ligação telefônica ou de WhattsApp, em um espetáculo particular, um pra um. Esta será a mais abrangente e democrática de todas as edições.

Curiosa e simbolicamente, um dos destaques do primeiro dia é o impactante Marcha à Ré, do grupo paulista Teatro da Vertigem. Uma performance-filme nauseante, sufocante e necessária. A proposta, que também se tornou um grande ato político, estava programada para ocorrer na Alemanha e foi adaptado à realidade da pandemia no Brasil.

Idealizado em parceria com Nuno Ramos, comissionado pela 11ª Bienal de Berlim, e filmado por Eryk Rocha, Marcha à Ré ocupou a Av. Paulista, em 4 de agosto, com um doloroso cortejo apresentado em caminho inverso.

O vídeo que será apresentado e debatido via Zoom é também um protesto e terá a participação de Nuno Ramos, diretores do Teatro da Vertigem e Eryk Rocha, além dos parceiros de Berlim, Porto Alegre em Cena e Goethe-Institut.

Uma centena de motoristas-participantes conduzem seus automóveis em um trajeto real e em marcha ré, que “parte” da Avenida Paulista e “termina” no Cemitério da Consolação. O cortejo é conduzido pelo som de respiradores, em uma sonoplasita chocante e que simboliza o drama de milhares de mortos pela Covid-19 no Brasil frente ao descaso do poder público.

Também no dia 21 de outubro o Em Cena apresenta um janela para o futuro, com Body A. A vídeo-instalação escocesa coloca seus holofotes em uma nova ideia de tecnologia e nos limites da relação entre humano e não humano, entre corpo e bites, dados e informações.

Até o dia 31 de outubro, tudo pode virar palco virtual (e presencial) para essa nova forma de fazer teatro e das interfaces que as artes cênicas mundiais, nacionais e locais encontraram para se comunicar com o público.

Confira a programação completa aqui.

quarta-feira, 21 a 31 de outubro de 2020

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?