Agenda, Evento

Conceito de plasticidade destrutiva dá o norte das palestras do TEDxPortoAlegre

Change Size Text
Conceito de plasticidade destrutiva dá o norte das palestras do TEDxPortoAlegre
No dia 22 de março, quinta-feira, das 9h às 13h, a Fundação Iberê Camargo vai receber o TEDxPortoAlegre, que abordará o tema Plasticidade Destrutiva: Perspectivas Sobre Realidades em Colapso. O evento reunirá a jornalista Eliane Brum, o filósofo Rodrigo Duarte, o músico e escritor Castello Branco, a escritora Veronica Stigger, o professor Rodrigo Nunes, o jornalista e curador Leo Felipe e o filósofo, escritor e blogueiro Moysés Pinto Neto. As vagas para assistir o evento presencialmente estão esgotadas – mas os interessados poderão acompanhar o evento via streaming por este site. O trabalho da filósofa francesa Catherine Malabou foi a principal influência para a escolha do tema desta edição do TEDxPortoAlegre – que tem a curadoria de Bernardo José de Souza, também curador da Fundação Iberê Camargo. Há alguns anos, a filósofa vem investigando as repercussões que o “esquema-motor” da plasticidade desempenha na filosofia. Tanto em termos de autores quanto de temáticas – biologia, antropologia, neurociências, psicanálise e filosofia política -, o conceito vem abrindo surpreendentes possibilidades. Em seus últimos dois trabalhos, Le Nouveaux Blessés e Ontologia do Acidente: Ensaio Sobre a Plasticidade Destrutiva (Cultura e Barbárie, 2014), Malabou explora a potencialidade destrutiva e analisa a capacidade de metamorfose do ser a partir de eventos súbitos – que podem ser de qualquer ordem. Para ela, a destruição pode dar vida a uma nova forma, uma nova identidade. Esse conceito norteará a fala dos palestrantes no dia 22. Saiba mais sobre os convidados neste site. Ao final do evento, o curador Bernardo de Souza oferecerá uma visita guiada para todos os participantes às duas exposições em cartaz atualmente na Fundação Iberê Camargo: Unânime Noite e Sol Preto. Quinta 9h às 13h

Quer ter acesso a conteúdo exclusivo?


Assine o Premium
ou faça login

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.