Agenda | Música

Concerto da OSPA destaca obras de Krommer e Mendelssohn

Change Size Text
Concerto da OSPA destaca obras de Krommer e Mendelssohn Foto: Leandro Rodrigues/Divulgação

Neste sábado (24/7), às 17h, o concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) viaja até o início do século XIX com dois nomes fundamentais do período: Felix Mendelssohn (1809 – 1847) e Franz Krommer (1759 – 1831). O maestro Lucas Araujo, diretor artístico do ABC Brass Ensemble e professor de regência do SESI – SP, vem a Porto Alegre a convite da orquestra para conduzir o espetáculo, que terá solo de clarinete do músico da OSPA Samuel Oliveira

A apresentação contará com transmissão ao vivo pelo YouTube e público presencial limitado a 15% da capacidade da Sala de Concertos da Casa da OSPA

Com 30 anos, Lucas Araujo é considerado um dos principais regentes da nova geração nacional. Esta será a sua estreia à frente da OSPA. “Reger uma orquestra da envergadura da OSPA em meio à pandemia é um privilégio, ainda mais nesse momento conturbado. É uma grande honra para um regente”, comenta o convidado. 

A OSPA inicia a apresentação Concerto para Clarinete nº1, op. 36, com participação do clarinetista Samuel Oliveira. A obra foi escrita em 1803 pelo compositor tcheco Franz Krommer, um dos mais importantes nomes do Classicismo. No início do século XIX, Krommer chegou a ser visto como um rival de Beethoven. Embora fosse violinista e organista, deixou um legado de mais de 300 obras, incluindo muitos trabalhos para instrumentos de sopro.

Em seguida, a OSPA executa Sinfonia nº 3 em Lá menor, op. 56. Com cerca de 40 minutos, a obra foi estreada em 1842 por um dos mestres do romantismo alemão, Felix Mendelssohn. É também chamada de Escocesa, pois foi inspirada na história de Mary, a famosa Rainha dos Escoceses.

Serviço

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)
Oitavo concerto da Série Casa da OSPA – Temporada 2021

Sinfonia Escocesa

24 de julho de 2021, às 17h. Abertura das portas: 16h (o acesso não é permitido após o início do concerto)
Na Casa da Ospa
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível.
Bilheteria on-line: uhuu.com, de quinta-feira (22), às 12h, até sexta-feira (23), às 11h59. Entrega do alimento no dia do concerto. Bilheteria física: Casa da OSPA, na sexta-feira (23) e no sábado (24), das 12h às 17h. Entrega do alimento ao retirar o bilhete.
*Acompanhe a disponibilidade de ingressos pelas redes sociais e pelo site ospa.org.br. Há limite de dois ingressos por CPF.
Acessibilidade: a Casa da OSPA oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile.
Na internet: ao vivo, gratuitamente, pelo YouTube e pela plataforma culturaemcasa.com.br

sábado, 24 a 24 de julho de 2021 | 17h00

Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Av. Borges de Medeiros, 1.501 – Praia de Belas)

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?