Agenda

Curta-metragem “Ubu Tropical” estreia na Terreira da Tribo

Change Size Text
Curta-metragem “Ubu Tropical” estreia na Terreira da Tribo Ubu Tropical | Foto: Divulgação
Na quarta-feira (27/7), às 20h, estreia o curta-metragem UBU TROPICAL na Terreira da Tribo (rua Santos Dumont, 1186), com entrada franca. O filme é uma alegoria da ascensão do pensamento fascista, propagando o ódio e a intolerância, que estamos vivendo no nosso país nos últimos anos. Primeira realização cinematográfica da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, este projeto tem o apoio do Rumos Itaú Cultural 2019-2020. Desde agosto de 2021 o Ói Nóis Aqui Traveiz vem pesquisando a personagem Pai Ubu, criada no final do século XIX pelo francês Alfred Jarry, e icônica para todo o teatro ocidental influenciando as vanguardas em todas as partes do mundo. A investigação relaciona personagem com o nosso Tropicalismo, movimento artístico surgido no contexto de um governo repressivo. Ainda que se tenham passado mais de cem anos desde a sua primeira aparição, Pai Ubu persiste como veículo de ruptura, chamando atenção para um mundo aparentemente ordenado e progressista, mas que a todo momento cria os seus brutais Ubus. Através do olhar crítico da personagem Jarry o filme conta a história de uma família de bem que em um domingo ensolarado vai passear no parque para assistir uma exibição pública de desmiolamento. Aqueles que não se ajustam ao sistema ubuesco precisam passar pela Máquina de Descerebrar. O roteiro tem sua origem na Canção dos Desmiolados, criada por Alfred Jarry para a sua saga da personagem do Pai Ubu. O curta-metragem foi criado coletivamente pela Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, trazendo como protagonistas Tânia Farias (Alfred Jarry), Lucas Gheller (Marceneiro), Keter Velho (Costureira), Clélio Cardoso (Filho) e Maria Inês Falcão (Filha), e mais de 30 atuadores no elenco. A música original é de Johann Alex de Souza e a operação de câmera é de Eugênio Barboza.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

quarta-feira, 27 a 27 de julho de 2022 | 20h00

Terreira da Tribo (Rua Santos Dumont, 1186)

Entrada franca

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?