Agenda | Notas

Dia Internacional da Mulher pauta seminário do Instituto de Leitura Quindim

Change Size Text
Dia Internacional da Mulher pauta seminário do Instituto de Leitura Quindim Arte: Instituto de Leitura Quindim/Divulgação

O Instituto de Leitura Quindim promove o evento Entre a Espada e a Rosa – II Seminário de Debates sobre o Dia Internacional das Mulheres, que pretende discutir assuntos pertinentes ao universo feminino, com nomes de grande representatividade no cenário político, educacional, literário, social e de gênero no Brasil e no mundo.

As conversas online e gratuitas serão nas redes sociais da entidade, nos dias 8, 9, 10, 11 e 12 de março, às 19h e no dia 14 de março, às 15h. Interessados em receber o certificado de participação precisam fazer a inscrição pelo link https://bit.ly/3sCAoe8.

Entre a Espada e a Rosa teve a primeira edição realizada em 2020, quando a homenageada foi a escritora e artista plástica Marina Colasanti, uma importante personalidade que representa a luta da mulher na sociedade brasileira e que esteve na construção dos direitos da mulher inscritos na Constituição Brasileira de 1988.

Em 2021, a homenageada do seminário é a deputada federal constituinte, primeira mulher negra no Congresso Nacional e autora da Lei Aldir Blanc, Benedita da Silva. Ela estará acompanhada de outras expoentes em suas áreas, como as escritoras indígenas Graça Grauna e Eliane Potiguara, a pedagoga indígena Raquel Kubeo, a vereadora caxiense Denise Pessoa, a pesquisadora Roberta Saldanha, as escritoras Maria Valéria Rezende, Natália Borges Polesso e Alessandra Rech, a professora na Faculdade de Educação de Harvard, Claudia Constin, a educadora Pilar Lacerda, a vice-prefeita de Caxias do Sul Paula Ioris, a escritora e ilustradora Ana Thomas Terra, poeta Tom Grito e a especialista em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade Marcie Ramos.

— Nossa semana de homenagem às mulheres é reflexo da nossa biblioteca que possui inúmeros livros de literatura infantil e juvenil que discutem as temáticas que envolvem o universo feminino. São discussões sociais fundamentais que todo o equipamento cultural preocupado com a educação brasileira precisa abordar — afirma o presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica.

segunda-feira, 08 a 14 de março de 2021 | 19h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?