Agenda | Literatura

Diego Grando aborda a obra de Charles Baudelaire em encontro virtual e gratuito

Change Size Text
Diego Grando aborda a obra de Charles Baudelaire em encontro virtual e gratuito Foto: Étienne Carjat/Divulgação

No mês que marca o bicentenário de nascimento de Charles Baudelaire, o projeto Poesia no Ling presta uma homenagem ao poeta, teórico e crítico parisiense nesta quarta (14/4), com uma aula online e gratuita dedicada a sua obra.

O evento virtual será comandado pelo professor de literatura e também poeta Diego Grando, que contará detalhes sobre a trajetória do rebelde, intenso e controverso autor, conhecido como um notório boêmio e precursor do movimento simbolista na França. Durante a aula ao vivo, o ministrante ainda dará voz a alguns dos poemas mais marcantes da obra do escritor, que também é considerado o fundador da poesia moderna.

A atividade será transmitida pelo Instituto Ling, às 16h, em plataforma digital. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site.

Charles-Pierre Baudelaire (1821-1867) foi um dos maiores poetas do século XIX, tendo influenciado decisivamente toda a poesia moderna. Rebelde, combateu a censura e a intolerância, sendo ao mesmo tempo controvertido e célebre no seu tempo. Em 1857, ao lançar As Flores do Mal, livro com os seus mais belos poemas, foi acusado pela lei francesa de atentar contra a moral. Após a sua morte, a obra se tornou, no Ocidente, a mais influente coletânea de poemas dos últimos séculos.
 
Diego Grando é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Possui Licenciatura em Letras pela UFRGS, é mestre em Teoria da Literatura – Escrita Criativa pela PUCRS e doutor em Estudos de Literatura na UFRGS. Também é poeta e já lançou os livros Spoilers, Sétima singular, 25 Rua do Templo e Desencantado carrossel. Em 2019, recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura, na categoria Poesia, por Spoilers. Desde 2013, integra o elenco do Sarau Elétrico, em Porto Alegre.

quarta-feira, 14 de abril de 2024 | 16h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?