Agenda, Música, Unimúsica 2020

Diversidade instrumental marca terceira noite do Unimúsica

Change Size Text
Diversidade instrumental marca terceira noite do Unimúsica Cristina Braga. Foto: José Pederneiras

Carol Panesi (flugelhorn, piano, violino), Cristina Braga (harpa e voz), Gabriela Vilanova (viola), Léa Freire (flauta e piano) – confira a entrevista – e Mariá Portugal (bateria, MPC e voz) compõem o elenco da terceira noite do festival Unimúsica – Forrobodó: Quando Elas Tocam, promovido pela UFRGS, nesta quarta (16/9), às 20h. Em formato totalmente digital. o evento reúne 25 mulheres instrumentistas até sexta (18/9).

Foto: Montagem de Marcelo Freire/Divulgação Unimúsica

A Rádio da Universidade preparou uma série de cinco podcasts sobre as atrações do festival, com entrevistas conduzidas pelas jornalista Ana Laura Freitas – uma das curadoras do festival ao lado de Ana Fridman, Lígia Petrucci, Marta Schmitt e Nanni Rios:

Onde assistir ao Unimúsica 2020:
Facebook do DDC-UFRGS
Facebook da UFRGS TV
YouTube DDC-UFRGS
YouTube UFRGS TV

Conheça as instrumentistas que se apresentam nesta quarta (16/9):

Carol Panesi
Arranjadora e multi-instrumentista, Panesi é especializada em instrumentos como o violino, o flugelhorn e o piano. Integrou por 13 anos a Itiberê Orquestra Família e Itiberê Zwarg & Grupo. Carioca, começou carreira solo em 2017 com o disco Primeiras Impressões, que conquistou o Prêmio Profissionais da Música 2018, na categoria Autora, e o Prêmio MIMO Instrumental 2018.

Cristina Braga
Harpista e cantora carioca, tem sido grande responsável pela divulgação da harpa no Brasil e da harpa brasileira no mundo. Transita entre diversos gêneros musicais, participando de inúmeros projetos de música de concerto e popular. Gravou com Chico Buarque, Gal Costa, Marisa Monte e Zeca Baleiro, entre outros. Colocou a harpa no rock nacional acompanhando os Titãs, e participou de apresentações ao lado de Lenine. É professora de harpa na UFRJ e tem 17 discos gravados.

Gabriela Vilanova
Violista da OSPA desde 2008, estudou viola clássica na UFRGS e em Kassel, na Alemanha. Frequentou oficinas de choro e samba como instrumentista, cantora e compositora, estudando com mestres como Elias Barbosa e Luiz Machado. Junto às orquestras, acompanhou músicos como Altamiro Carrilho, Bibi Ferreira, Caetano Veloso, Edu Lobo, Geraldo Flach, Gilberto Gil, Hamilton de Holanda e Michel Legrand. Foi membra do sexteto Camerata Pampeana, conquistando prêmios como Açorianos e Natura Musical.

Léa Freire
Instrumentista, compositora e arranjadora, Freire começou a estudar piano aos 7 anos. Gravou seu primeiro disco autoral, Ninhal, em 1997. No mesmo ano, fundou o selo Maritaca, dedicado à produção de música instrumental brasileira. Gravou álbuns em conjunto com músicos como Amilton Godoy, Bocato e Harvey Wainapel. Fundou o grupo Vento em Madeira em 2009, com o qual gravou três álbuns. Realizou diversas turnês internacionais com seus discos. Em 2020, lançou Cinepoesia, tocando piano.

Mariá Portugal
Baterista, produtora e compositora, formada em composição pela UNESP, Portugal tem 20 anos de carreira. Já se apresentou e gravou ao lado de nomes como Arrigo Barnabé, Ava Rocha, Benjamin Taubkin, Elza Soares e Fernanda Takai. Além de integrar a Quartabê, dedica-se à criação de trilhas originais para dança, teatro, vídeo e cinema. É a 13ª improvisadora em residência em Moers, Alemanha. Atualmente produz seu primeiro disco solo, a ser lançado em 2020.

Programação Unimúsica 2020 – Festival Forrobodó
De 14 a 18 de setembro, às 20h
Clique aqui para mais informações.

14/9Alzira E, Gabriela Machado, Josyara, Lívia Mattos e Nina Fola

15/9Ana Karina Sebastião, Ange Bazzani, Lilian Nakahodo, Maria Beraldo e Simone Sou

16/9Carol Panesi, Cristina Braga, Gabriela Vilanova, Léa Freire e Mariá Portugal

17/9Bianca Gismonti, Clarice Assad, Denise Fontoura, Lucinha Turnbull e Natália Carrera

18/9Ayelen Pais, Joana Queiroz, Maíra Freitas, Renata Rosa e Simone Rasslan

Leia o perfil da musicista Nina Fola, atração da primeira noite do festival.

Confira também a conversa com a cantora Maria Beraldo, convidada da noite de terça (15/9).

Leia a entrevista com a compositora Léa Freire, atração da noite de quarta (16/9).

Confira a entrevista com a clarinetista Joana Queiroz, que toca na sexta (18/9).

Para saber mais sobre a edição deste ano do festival, leia a reportagem da jornalista Ana Laura Freitas, uma das curadoras do evento.

quarta-feira, 16 a 16 de setembro de 2020 | 20h00

RELACIONADAS

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.