Agenda | Artes Visuais | Televisão

Documentário “Britto Velho, o pintor das cores impossíveis” estreia no Canal Curta

Change Size Text
Documentário “Britto Velho, o pintor das cores impossíveis” estreia no Canal Curta Frame do documentário. Foto: Imprensa Margs/Divulgação

O documentário Britto Velho, o pintor das cores impossíveis estreia nesta terça (13/10), às 22h05min, no Canal Curta (canais 56 e 556 na Net).

Dirigido por Gilberto Perin e Emerson Souza, o filme em curta-metragem aborda a vida e obra do artista plástico Carlos Carrion de Britto Velho (Porto Alegre, 1946), destacado pintor, desenhista, gravador, escultor e professor.

Com 17 minutos de duração, Britto Velho, o pintor das cores impossíveis acompanha a trajetória do artista, narrada por ele mesmo. Artista gaúcho de reconhecida trajetória e produção, Britto Velho já apresentou mais 50 exposições individuais no Brasil e no exterior, além de ter participado de diversas coletivas ao longo de sua carreira. Também exerceu a docência em pintura no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, entre os anos 1978 e 1981, e hoje se dedica à sua produção e ao ensino em seu ateliê.

O documentário mostra como se deu o início da carreira de Britto Velho, no período em que morou com a família em Buenos Aires, bem como aspectos de seu processo artístico, as transições que marcaram sua produção e a recorrência do colorido em suas telas. O artista conta, por exemplo, que foi no período da ditadura militar no Brasil que passou a usar tons mais escuros e a dar título às obras, criando a série “Reflexões” e “Variações sobre a América Latina”, de 1975.

Após essa fase, as cores vibrantes retornaram à sua poética visual, dando vivacidade às figuras de anatomia onírica, cujas formas desconstruídas constituem seu universo imagético. Sobre o futuro, ele declara com entusiasmo: “Eu tenho uma fantasia, no final dos tempos todo mundo vai ser artista!”.

O filme é uma realização da Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (AAMARGS), tendo dado início à série “Acervo MARGS”, projeto que tem por objetivo apresentar e homenagear artistas que integram o Acervo Artístico do MARGS.

O Canal Curta reapresenta o documentário na quarta (14/10), às 02h05min e às 16h5min, na quinta (15/10), às 10h05; e domingo (18/10), à 01h30min.

terça-feira, 13 de abril de 2024 | 22h05

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?