Agenda | Televisão

Drauzio Varella fala sobre Babenco no Canal Brasil

Change Size Text
Drauzio Varella fala sobre Babenco no Canal Brasil Simone Zuccolotto. Foto: Canal Brasil/Divulgação

Drauzio Varella é o convidado da próxima edição do Cinejornal, que estreia nesta terça (2/2), às 21h50min, no Canal Brasil.

A pauta da entrevista, conduzida por Simone Zuccolotto, é a amizade e o trabalho do cineasta Hector Babenco, que completaria 75 anos no dia 7 de fevereiro. Em sua homenagem, o Canal Brasil exibe a Mostra Hector Babenco, entre os dias 2 e 7 de fevereiro, sempre à 0h30min.

Drauzio conta que já conhecia alguns dos filmes de Babenco antes de se tornarem amigos e destaca seu trabalho como diretor de atores. “Quando ele fez o Carandiru, a quantidade de gente que o filme revelou, que depois se tornaram atores e atrizes destacados no cenário nacional. Ele tinha essa capacidade”.

Em 2003, Babenco adaptou o livro Estação Carandiru de Drauzio Varella para o cinema. O médico diz que a princípio tentou convencê-lo a não filmar, pois acreditava que a história do massacre seria extremamente trabalhosa. “Mas quando ele punha uma coisa na cabeça, nem Deus tirava. E fez o filme, né?” 

Ao comentar sobre o documentário Babenco: Alguém tem que o ouvir o coração e dizer: parou (2019), dirigido por Bárbara Paz e indicado para representar o Brasil na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar de 2021, Drauzio se emociona. “O filme é muito bonito e muito fiel a esse personagem. O filme respeitou a dignidade do Hector no seu mais alto grau o tempo todo, até o fim. Ele conseguiu levar a vida dele e mostrar no final a vida dele narrada no cinema, sob o olhar da Bárbara, que foi uma grande diretora”.

O longa-metragem estreia no Canal Brasil no dia 21 de fevereiro, às 22h.

No fim da entrevista, Simone Zuccolotto aproveita a oportunidade para saber as previsões do médico em relação ao fim da pandemia por Covid-19. Drauzio acredita que até o fim de 2021 ainda não teremos atingido 70% da população vacinada, taxa necessária para conter o avanço da doença. “Eu acho que esse processo de vacinação vai invadir o ano que vem, na melhor das hipóteses”

terça-feira, 02 de abril de 2024 | 21h50

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?