Agenda | Literatura

Eliane Marques lança livro de poemas “O Poço das Marianas”

Change Size Text
Eliane Marques lança livro de poemas “O Poço das Marianas” Foto: Sabrina Gabana/Divulgação

Eliane Marques apresenta o seu novo livro intitulado O Poço das Marianas, editado pela Escola de Poesia. Produzido por uma equipe predominantemente formada por mulheres negras, entre elas a designer Aline Gonçalves, o objeto-livro se apresenta em edição bilíngue (português e espanhol) e vem acompanhado por um caderno de críticas assinado por alguns dos grandes nomes da poesia nacional. O lançamento oficial será neste sábado (24/7), às 15h, na Fundação Haroldo de Campos (Casa das Rosas), em São Paulo, com transmissão pelo YouTube.

De acordo com a autora, o novo livro não aponta caminhos únicos e limitadores ao leitor, mas, ao contrário, abre a possibilidade para que se mergulhe de modo próprio em cada página. “As Marianas são muitas. Se fundem em várias. Elas não me permitem dizer quem elas são. Cada leitor ou leitora irá descobri-las no livro. Não tenho nenhuma autoridade sobre elas.”

Foto: Sabrina Gabana/Divulgação

O perigo de escritoras negras serem lidas sob um único ponto de vista é totalmente rompido pelo novo livro de Eliane Marques. O artista-pesquisador intermídia Ricardo Aleixo, que assina um dos textos críticos do caderno, destaca que a autora oferta “um conjunto de poemas que se recusam, linha depois de linha, a atender a qualquer possível expectativa, da parte de quem a lê, quanto a um conteúdo que satisfaça a vontade de mais do mesmo.”

Para o crítico-poeta Ronald Augusto, que também escreve no caderno, “Eliane Marques é uma poeta que não teme a experiência de traição à fidelidade ao real, nem cede à comiseração com o leitor e, ainda, não confina com o oportunismo subjacente à exigência de comunicabilidade que, após a execração das vanguardas, serve de modelo expressivo a muito escritor preocupado em não perturbar seus seguidores”. Sem poetas que tenham em vista menos o sucesso comunicativo do que o êxito estético-inventivo do poema, como Eliane Marques, a poesia seria um mero entretenimento de e para pessoas pretensamente sensíveis, pondera Ronald Augusto.

Os livros podem ser adquiridos diretamente na loja virtual do selo Orisun Oro e na livraria Taverna, em Porto Alegre (RS). Também pretende-se lançar a versão e-book em breve.

sábado, 24 a 24 de julho de 2021 | 15h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?