Agenda | Literatura

Elisa Casagrande e Quilombo Lemos lançam livro que resgata história da comunidade

Change Size Text
Elisa Casagrande e Quilombo Lemos lançam livro que resgata história da comunidade Cartaz. Foto: Divulgação

A pesquisadora Elisa Casagrande e a comunidade do Quilombo Lemos lançam o livro Aquilombe-se: memória, inclusão e territorialidade em Porto Alegre, que resgata a história da família e a importância dos Quilombos na formação da cidade. Nesta quarta-feira (12/5), às 19h, no instagram, acontece a live de lançamento com Elisa, Sandro Lemos, líder da comunidade Quilombo Lemos, e Onir Araujo, advogado da Frente Quilombola.

A obra é fruto da pesquisa de mestrado da autora e foi viabilizada com recursos da Lei nº 14.017/2020, através do edital 09/2020 da Secretaria de Estado da Cultura do RS. “A ideia sempre foi sobre ser uma ferramenta de recuperação de memórias da família e da relação com o território, e o projeto tem como foco gerar um retorno e um produto físico tanto para a comunidade quanto para a nossa cidade, além de ressaltar a importância de grupos como a Frente Quilombola, que atua há décadas em defesa destas comunidades. É impossível pensarmos na memória de Porto Alegre sem levarmos em consideração as comunidades”, explica a pesquisadora. Para Sandro Lemos, um dos líderes da comunidade, é importante o resgate da identidade e da cultura da comunidade. Ele ressalta a importância de manter as tradições ancestrais, e divulgá-las para a população. 

O livro tem como base uma retomada de outros processos similares, como o do Quilombo Família Silva, primeiro quilombo urbano do Brasil a ser titulado, e buscou verificar de que forma estes caminhos já percorridos poderiam contribuir na busca de reconhecimento do Quilombo Lemos e de que forma as narrativas de vida se entrelaçam neste processo. Além disso, através de bibliografia complementar, mostra o histórico de territorializações e desterritorializações na cidade de Porto Alegre e os fluxos do avanço urbano, que geram os processos de resistência das comunidades.

Durante o período de pesquisa de campo, ocorreu intensa convivência com a comunidade local a fim de compreender a história da família, sua cultura, costumes e sua ligação com o local que se estabeleceram. O período de campo ocorreu junto à primeira tentativa de remoção oficial da comunidade, em 2018, momento de forte impacto para os moradores e seus apoiadores. O Quilombo Lemos está situado na Avenida Borges de Medeiros, próximo ao estádio Beira Rio desde a década de 60. Desde 2018, a Família Lemos busca seu reconhecimento em meio a uma batalha judicial contra o Asilo Padre Cacique, que diz ser sua terra, tendo ingressado com processo na justiça estadual.

quarta-feira, 12 a 12 de maio de 2021 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?