Agenda | Literatura | Notas

Emir Rossoni apresenta o livro “Erros, Errantes e Afins” em live

Change Size Text
Emir Rossoni apresenta o livro “Erros, Errantes e Afins” em live Foto: Cepe/Divulgação

Erros, Errantes e Afins, vencedor do V Prêmio Cepe Nacional de Literatura 2019, na categoria Contos, é um livro instigante. A publicação tem 136 páginas, está dividida em três capítulos – Lado A, Lado B e Lado C – e traz 10 histórias que colocam os personagens em situações-limite.

Escrito ao longo de mais de dez anos, de acordo com o autor, o gaúcho Emir Rossoni, o livro tem lançamento nesta quarta (9/12), às 19h, na última etapa do Circuito Cultural Digital de Pernambuco.

Para acompanhar a live basta acessar o portal do Circuito, uma iniciativa da Cepe com curadoria da Fundação Gilberto Freyre.

O conto que dá título à publicação premiada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) está dividido em três partes e conduz as demais narrativas. É uma história progressiva, que abre o Lado A e o Lado B e encerra o volume, no Lado C.

No livro, o leitor e a leitora vão se surpreender com a vida de um personagem em situação de rua que se torna invisível aos passantes mesmo estando numa área bastante movimentada da cidade (Hey, você), com a história de um homem humilde que entra numa loja de roupas apenas para olhar as peças, para ele inacessíveis (Corre como quem corre), e com um casal que desafia a segregação imposta pela sociedade para viver um grande amor (A-escadaria-que-não-se-deve). 

O escritor dedica o livro ao Gato Félix (“por me ensinar que erro algum é tão ruim a ponto de não precisar ser repetido, ou perdoado), com quem conviveu de 10 de agosto de 2000 a 30 de dezembro de 2017.

— Creio que quase a totalidade desse livro foi escrito com ele no meu colo, do meu lado ou tentando deitar em cima do meu caderno, numa eterna disputa com a caneta”, diz. Das obras lançadas por Emir Rossoni, Erros, Errantes e Afins, foi a que levou mais tempo para ser produzida. “A gente não publica na mesma ordem em que escreve os livros. A arte tem dessas coisas, por isso ela não existe para trazer respostas, ela existe para trazer dúvidas — afirma.

Emir Rossoni é mestre em Escrita Criativa pela PUC-RS. Já publicou Domanda Nísio (Telucazu Edições), vencedor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura em 2018, e  Caixa de Guardar Vontades (Telucazu Edições), livro ganhador do Prêmio Açorianos de Literatura, e do Prêmio Guarulhos de Literatura de Livro do Ano, além de finalista do Prêmio AGES e do Prêmio Minuano.

Capa. Foto: Divulgação

quarta-feira, 09 de abril de 2024 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?