Espaço Cultural de Dança Contemporânea e Dança Aérea apresenta espetáculo no Teatro Renascença

Na quinta-feira (9/11), às 20h, bailarinas do Espaço Cultural de Dança Contemporânea e Dança Aérea (DCDA) apresentam Ojas – Essência da Vida, um espetáculo de danças teatrais – ballet clássico, dança moderna de Martha Graham e dança contemporânea – e de dança aérea – tecido acrobático e lira circense –, inspirado na Ayurveda, terapia milenar focada no equilíbrio do corpo, da mente e do espírito para uma vida saudável e uma longevidade vigorosa. Informações sobre ingressos na Sympla.
A apresentação contará com a participação da Escola Morada da Dança, dirigida por Alexandre Rittmann e Naira Nawroski, e da Escola Ballet Concerto, que este ano completa 30 anos. Dirigido por Victória Milanez, o Ballet Concerto é referência em dança clássica no Rio Grande do Sul. Desde 2002 participa da Série Concertos Zaffari como elenco das óperas com o coral e orquestra da PUC e da OSPA.
O Ayurveda – o termo que vem do sânscrito e significa “ciência da vida” – é o mais antigo sistema de saúde de que se tem notícia. Com cerca de 5 mil anos de história, sua origem remonta ao território onde hoje ficam a Índia e o Paquistão. No Brasil, porém, o método só se popularizou a partir dos anos 1980.
Seu foco não é apenas o vigor físico, mas a harmonia entre corpo, mente e alma – e olha que a ciência tradicional já colheu evidências de alguns dos seus benefícios. O propósito desse sistema é manter o equilíbrio do indivíduo consigo mesmo, com a natureza e com os outros seres.
quinta-feira, 09 a 09 de novembro de 2023