Agenda | Teatro

Espetáculo inspirado em texto inédito de Antunes Filho no Teatro #EmCasaComSesc

Change Size Text
Espetáculo inspirado em texto inédito de Antunes Filho no Teatro #EmCasaComSesc Renato Livera. Foto: Patrick Sister/Divulgação

O Sesc São Paulo promove a série Teatro #EmCasaComSesc, com diferentes trabalhos cênicos diretamente da casa dos artistas, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, às 21h30min. A transmissão acontece no YouTube e Instagram.

Abrindo a semana, na segunda (14/9), Georgiana Góes apresenta Pequenos e Grandes Gestos de Despedida. Escrita pela atriz e com direção de Luiz André Alvim, a peça traz no enredo uma mulher após o término de um relacionamento amoroso.

As vivências e experiências da própria Georgiana se misturam a outras referências, como a obra da artista performática sérvia Marina Abramovic, e resultam no solo em que ficção e realidade se misturam. Georgiana Góes é atriz formada em teoria teatral pela Unirio. Iniciou seus estudos n’O Tablado e trabalhou dez anos na Cia. Atores de Laura.

Com idealização e atuação de Renato Livera, Colônia, apresentada na quarta (16/9), é resultado de um ano de processo de pesquisa junto ao diretor Viniciús Arneiro e o dramaturgo paulistano Gustavo Colombini. Pela primeira vez, o trabalho será apresentado na íntegra com transmissão ao vivo.

No formato de peça-palestra, o espectador é convidado a acompanhar o desmembramento das acepções da palavra “colônia”, presenciando um discurso nascido no espaço entre o conceito e a poesia.

Na sexta (18/9), Ana Kfouri apresenta Uma Frase Para Minha Mãe, texto do francês Christian Prigent com direção da própria atriz. O solo coloca em cena a experiência do despertar para a língua e para a literatura por meio da mobilização de sensações afetivas e corporais ligadas à figura da mãe e da relação com a língua materna.

É também um convite ao público para, em tempos de pandemia e isolamento, conectar-se à força da palavra. Ana Kfouri é diretora, atriz, doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora do Curso de Artes Cênicas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio).

O inédito Antunes Filho: $odoma \G/omorra, concebido e dirigido por Luiz Päetow, será apresentado pela primeira vez no domingo (20/9). A montagem, que faria parte do 29º Festival de Curitiba em abril, cancelado em razão da pandemia, agora volta como uma ação do Festival em parceria com o #EmCasaComSesc.

A encenação contará com as participações virtuais de Matheus Nachtergaele, Grace Passô, Christian Malheiros, Nena Inoue, Jé Oliveira, Gabriela Flores, entre outras.

Transcendendo as molduras tradicionais do teatro, reinventado em um contexto ainda mais apocalíptico, o espetáculo é construído a partir das pesquisas cênicas do diretor Antunes Filho (1929-2019), que por 37 anos comandou o Centro de Pesquisa Teatral (CPT), fundado em 1982. Päetow cria, a partir da obra inacabada, uma montagem que explora os alicerces da gramática teatral e une reflexão e catarse, em sintonia com os tempos pandêmicos atuais.

Ana Kfouri. Foto: DaltonValerio/Divulgação

Georgiana Góes. Foto: Sesc/Divulgação

Foto: Luiz Päetow/Divulgação

segunda-feira, 14 a 20 de setembro de 2020 | 21h30

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?